O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva avançou, através das redes sociais, que já se encontra em São Vicente para acompanhar e avaliar no terreno os estragos provocados pelas chuvas. O PM também disse já ter visitado uma das famílias enlutadas, em Ribeira Bote, para pessoalmente transmitir uma mensagem de pesar e solidariedade.
Segundo o Chefe do Governo São Vicente ultrapassa neste momento uma tragédia, “das mais graves que aconteceram no nosso país”, lamentou a perda irreparável de vidas humanas e avançou que já iniciou a visita às famílias enlutadas para, pessoalmente, dar-lhes força, e transmitir uma mensagem de solidariedade e pesar.
Ulisses Correia e Silva disse ainda que se deslocará à localidade de Salamansa, que também foi fustigada pelo mau tempo.
Ainda segundo o PM, neste momento estão na ilha para avaliar e resolver problemas como os cortes de estradas causados pela chuva, “como nunca se viu aqui em São Vicente”.
Reconstrução terá custos avultados em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau
Segundo o PM está-se perante danos com custos avultados, não só em São Vicente, mas também em Santo Antão e São Nicolau e com a declaração do Estado de Calamidade em São Vicente poder-se-á criar as condições para mobilizar recursos, quer internos quer externos para iniciar a reparação dos estragos, reconstruir e “voltar aos poucos à normalidade”.
“O momento é de unirmos as nossas forças para ultrapassarmos esta tragédia”, afirmou o Chefe do Governo.
