PUB

Política

São Vicente: Governo decreta dois dias Luto Nacional em memória das vítimas mortais da tempestade

O Governo decretou dois dias de Luto Nacional, 12 e 13 de agosto, em memória das pessoas que perderam a vida e pelos danos materiais causados pela passagem da onda tropical, com chuvas intensas, ventos fortes e inundações, que atingiu as ilhas de São Vicente e Santo Antão, com severa incidência em São Vicente.

Em nota o Executivo declarou o pesar e reafirmou solidariedade com as famílias de São Vicente e Santo Antão, pelas perdas irreparáveis de vidas humanas, além de consideráveis prejuízos materiais.

“Foi com grande sentimento de pesar que todo o povo cabo-verdiano, no país e na diáspora, recebeu, a triste notícia das perdas irreparáveis de sete vidas humanas, causadas por este fenómeno meteorológico”, escreve o Governo.

Recorde-se que foi confirmado pelo Governo sete vítimas mortais, das quais quatro crianças, todas em São Vicente, na sequência da tempestade e fortes chuvas que fustigaram a ilha na noite de domingo, 10, e madrugada de segunda-feira, 11.

Primeiro-Ministro garantiu abrigo às famílias desalojadas

Já em São Vicente e durante a visita às famílias enlutadas, o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva avançou que, com a situação de calamidade decretada, iniciou-se a mobilização de recursos internos e externos para reparar os estragos, desobstruir as vias e fazer reconstrução de infraestruturas.

O Chefe do Governo lamentou as perdas irreparáveis de vidas humanas e deixou “uma mensagem de consternação, pêsames e força para as famílias”.

Quanto às famílias que ficaram desalojadas o Primeiro-Ministro informou que o Executivo vai disponibilizar as casas sociais na Vila Rozar, na zona de Iraque, em Ribeira de Julião, para realojar famílias de forma temporária para depois garantir a reconstrução.

Contactos com a EU e Banco Mundial

Ulisses Correia e Silva avançou ainda que o Fundo Nacional de emergência já foi acionado e garantiu que já fez contactos com a União Europeia e Banco Mundial, para dar resposta aos prejuízos “cujos montantes são avultados”.

O PM apelou à solidariedade dos cabo-verdianos no País e na diáspora para ajudar na reconstrução de São Vicente e diz que o Governo está atentos aos estragos tanto em São Vicente como em Santo Antão.

Quanto aos saques que se tem registado em lojas de São Vicente, o PM disse que nada justifica tal comportamento e que as forças policiais serão reforçadas para se evitar situações do tipo.

PR lamenta perda de vidas humanas e expressa solidariedade às vítimas

Em conferência de imprensa realizada ontem, 11, o Presidente da República expressou pesar e solidariedade às vítimas das chuvas em São Vicente em carta dirigida ao Presidente da edilidade e reafirmou o seu compromisso em apoiar todas as iniciativas possíveis e que visem a reabilitação da ilha, manifestando confiança na capacidade coletiva.

“Nesta hora de luto e pesar, quero transmitir-lhe, e por seu intermédio a todas as famílias enlutadas e à população do concelho, a expressão mais sentida da minha solidariedade e das minhas condolências”, lê-se na missiva do Chefe de Estado.

O Presidente da República enalteceu ainda o trabalho incansável dos serviços de proteção civil, forças de segurança, profissionais de saúde, bombeiros e voluntários, destacando o elevado sentido de dever cívico e humano demonstrado por todos os que têm estado na linha da frente da resposta à emergência.

“Este é também o momento de apelar a um esforço concertado e solidário entre as autoridades públicas — designadamente a Câmara Municipal e o Governo — e todas as forças vivas da ilha: igrejas, associações comunitárias, setor privado, empresas, organizações não-governamentais, escolas, universidades, sindicatos, coletividades culturais e desportivas e meios de comunicação social. Unidos, e colocando em comum recursos, competências e vontades, poderemos responder com maior eficácia à emergência e, subsequentemente, construir um caminho sólido para a recuperação e a reconstrução”, afirmou o PR.

José Maria Neves reiterou, por fim, “total solidariedade e firme disponibilidade para, dentro das competências que me cabem”, apoiar todas as iniciativas e esforços que se revelem necessários à resposta imediata, à reabilitação e à renovação de São Vicente.

O PR também se deslocará a São Vicente.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top