PUB

Sociedade

Cruz Vermelha de Cabo Verde lança campanha nacional “ReconstruirComEsperança” para apoiar vítimas das chuvas

Em resposta às fortes tempestades que atingiram várias ilhas do arquipélago, sobretudo São Vicente e Santo Antão, mas também São Nicolau, a Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) lançou esta quarta-feira,13, a campanha nacional “ReconstruirComEsperança”. A iniciativa apela à mobilização dos cabo-verdianos, dentro e fora do país, para um grande movimento de Djunta Mon, com o objetivo de apoiar famílias desalojadas e contribuir para a reconstrução de vidas afetadas pelas intempéries.

Segundo a CVCV, as chuvas torrenciais recentes provocaram danos estruturais, perdas significativas e colocaram centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade. Diante deste acontecimento a CVCV diz que quer estar presente onde “mais é preciso”, promovendo a reconstrução, prestando cuidados e “levando esperança”, sublinhando que a união é fundamental, pois “a esperança renasce quando nos unimos!”.

As contribuições podem ser feitas através da entrega de vestuário e calçado em bom estado, materiais escolares, kits de higiene, alimentos não perecíveis e donativos financeiros por transferência bancária. As doações são aceites em todas as estruturas da Cruz Vermelha, de Santo Antão à Brava.

Outras campanhas no país e na diáspora

Além da iniciativa da Cruz Vermelha, é de recordar que há várias ações de solidariedade em curso para apoiar as vítimas da tragédia que abalou São Vicente, na madrugada de 11 de agosto.

Nos Estados Unidos, a campanha “Amor Pá Soncent, Nu Djunta Mon”, liderada por Sebah, já arrecadou cerca de 84,707 dólares arrecadado através da GoFundMe, destinadas à alimentação, roupas, medicamentos e apoio direto às famílias.

Em Portugal, a Associação Maense conduz a campanha “Juntos por São Vicente e Santo Antão!”, recolhendo bens essenciais e fundos para o envio de contentores.

O Projeto Zé Luís Solidário, com a ação “Abraçar São Vicente”, soma donativos em dólares, euros e escudos, contando ainda com o apoio de artistas como Dynamo e RodsWires, que pretendem promover eventos cujas receitas revertem integralmente para a causa.

Também a FUNDAMENTAL-SA recolhe fundos online para famílias afetadas, enquanto a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) prepara uma campanha nacional e propõe criar um Fundo Intermunicipal de Solidariedade.

No Sal, a campanha “Onda Solidária – São Vicente” recolhe bens essenciais em pontos específicos da ilha.

Em Santiago, há várias iniciativas colectivas a decorrer, e jovens organizam a ação “Nu Djunta Mon pa São Vicente”, coordenada por Sidneia Gonçalves, enquanto no Tarrafal a página Fala Tarrafal prepara um evento solidário.

Além destes, muitas outras organizações e pessoas, dentro e fora do país, têm demonstrado empenho e generosidade para garantir que a ajuda chegue a quem mais precisa.

Agora, coloca-se o desafio da coordenação dos donativos e da efectiva entrega para beneficiar quem mais precisa.

Adelise Furtado
*Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top