PUB

Política

Tragédia em São Vicente: Portugal envia navio da Marinha para assistência humanitária em Cabo Verde

Portugal anunciou, esta quarta-feira, 13, o envio de um navio-patrulha oceânico NRP Sines, com 56 militares a bordo, para prestar assistência humanitária em Cabo Verde, na sequência da tempestade que, na madrugada de segunda-feira, atingiu as ilhas de São Vicente e Santo Antão, provocando oito mortos e vários desaparecidos.

Segundo o Ministério da Defesa Nacional, o navio deverá chegar ao arquipélago na sexta-feira, 15, cuja missão é coordenada pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), em articulação com o Governo português, os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, e com acompanhamento do Presidente da República.

PM e PR em São Vicente

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, deslocou-se a São Vicente esta quarta-feira, 13, para acompanhar de perto a situação, enquanto o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou medidas como o realojamento de famílias, distribuição de alimentos, apoio psicológico e reconstrução de infraestruturas.

Em Cabo Verde, foi criado um gabinete de crise para coordenar a resposta à tragédia que provocou, pelo menos, oito mortos e três desaparecidos. Como parte das medidas de emergência, na terça-feira,12, chegaram a São Vicente 30 militares e agentes da Polícia Nacional, vindos da capital, para reforçar o apoio às populações afetadas.

Portugal junta-se assim à onda de solidariedade internacional que já conta com apoio de países como Timor-Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Adelise Furtado

*Estagiária

c/ Jornal de Notícias

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top