PUB

Sociedade

AJOC enaltece trabalho dos jornalistas na cobertura dos impactos da tempestade 

Num comunicado divulgado ontem, 14, a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde expressou o seu o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos jornalistas, repórteres de imagem e fotojornalistas, principalmente nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, na cobertura jornalística das consequências da tempestade do passado dia 11. A AJOC diz orgulhar-se do trabalho realizado, muitas vezes num contexto de adversidade e com recursos limitados.

O trabalho realizado pelos profissionais da comunicação social dos diferentes órgãos de comunicação social, públicos e privados, revela, segundo a AJOC, a competência técnica e um elevado sentido de missão e compromisso para com o dever de informar.

“A vossa capacidade de assegurar a cobertura de acontecimentos relevantes, contribuindo para, mesmo sem respostas de fontes oficiais, manter informadas as populações locais, nacionais e além-fronteiras, constitui um exemplo de profissionalismo e resiliência, o que nos cobre de orgulho”, lê-se na nota, assinada pelo jornalista e presidente da associação sindical, Geremias Furtado.

Ainda de acordo com a AJOC, o exercício do jornalismo nestas circunstâncias exige determinação, rigor e independência editorial e considera ser um trabalho particularmente significativo pois “garante que a informação chegue com qualidade e oportunidade a todos os cabo-verdianos, independentemente da sua localização geográfica”.

Disseminação de fake news e desinformação

Segundo a AJOC, o trabalho dos jornalistas torna-se ainda mais importante para levar ao público “informação verdadeira, rigorosa e verificada, sem ceder ao pânico, ao sensacionalismo e, muito menos, à especulação” numa era em que, como refere, “qualquer pessoa pode apresentar-se como divulgador de informações nas redes sociais”, realidade que tem contribuído para a disseminação de fake news e desinformação.

A AJOC termina o comunicado reafirmando o seu propósito em continuar a defender condições de trabalho adequadas, salvaguarda da liberdade de imprensa e a proteção da integridade e independência dos profissionais de comunicação social e reitera admiração pelo contributo diário que dão ao fortalecimento do jornalismo em Cabo Verde e à consolidação do direito dos cidadãos a uma informação livre, plural e responsável.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top