O Gabinete de Crise confirmou, esta segunda-feira,18, que duas pessoas permanecem desaparecidas na sequência da tempestade que atingiu São Vicente, no passado dia 11 de Agosto. As operações de busca continuam, com o compromisso de manter os esforços até à sua localização.
Entretanto, 151 pessoas que estavam alojadas preventivamente no Liceu José Augusto Pinto foram autorizadas a regressar às suas casas. Outras 60 continuam acolhidas na Escola de Monte Sossego, sob coordenação do Gabinete de Crise.
O abastecimento de água está a ser assegurado por camiões-cisterna, com água que foi transportada de em Santo Antão e que está a ser distribuída em várias localidades da ilha.
Unidades de saúde prioritárias abastecidas
As unidades de saúde prioritárias, incluindo o Hospital Baptista de Sousa, já dispõem de água e electricidade, permitindo o funcionamento regular.
Apesar de haver críticas nas redes sociais em relação à pronta acção do Gabinete de Crise, este organismo, que integra entidades locais, nacionais e parceiros da sociedade civil, garante que está a dar continuidade das ações de limpeza, o acompanhamento das famílias deslocadas e a distribuição organizada dos apoios.
A Câmara Municipal de São Vicente, representada pelo vereador José Carlos, reafirmou esta manhã, em conferência de imprensa, o empenho da autarquia em apoiar os cidadãos afectados, em articulação com todas as instituições envolvidas.
João Augusto do Rosário
