O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, reagiu esta semana às acusações de ausência durante a crise provocada pelas fortes chuvas que atingiram a ilha no dia 11 de agosto. Em declaração pública, Neves refutou as críticas e sublinhou que tem estado “todos os dias no terreno, logo cedo, com as equipas da Câmara Municipal”, coordenando as ações de resposta e recuperação.
“Desde as fortes chuvas do dia 11 de agosto, tenho estado diariamente a organizar e acompanhar os trabalhos para dar uma resposta rápida e eficaz aos vários estragos causados”, afirmou.
Segundo o edil, várias vias públicas já foram reabertas, permitindo a retoma da circulação em zonas antes intransitáveis.
Exemplos de vias públicas reabertas
Entre elas estão Rua de Coco, Avenida 12 de Setembro, Rotunda da Ribeira Bote, Praça Estrela, Salamansa, Chã de Alecrim (Rotunda Electra, Fonte Mestre e Metade Canalona), Bela Vista, Ribeira de Julião, Cruz João Évora, Avenida Marginal, Rua de Lisboa, Alto Mira Mar, Fonte Francês, Dji D’ Sal, entre outras
Além da reabilitação das vias, Augusto Neves garante que a autarquia avançou com a reparação das estações de bombagem de esgotos, resolvendo problemas em zonas como Laginha, Avenida da Escola Técnica, Rua Angola, Praça Nova e Chã de Marinha.
Neves reconhece que “ainda há muitos desafios pela frente”, mas garante que a autarquia está em articulação com o Governo e parceiros institucionais para acelerar a recuperação das zonas mais afetadas.
Resgatar a ilha
“Com a união da população, empresas e instituições, vamos alcançar o nosso objetivo maior: resgatar a nossa ilha – a ilha de Monte Cara, a ilha de São Vicente”, concluiu.
O presidente reafirmou o compromisso de continuar presente no terreno, lado a lado com as equipas municipais, até que a situação esteja plenamente estabilizada.
João A. Rosário
