Um turista de nacionalidade portuguesa, de 71 anos, que estava desaparecido no município do Porto Novo, em Santo Antão, foi encontrado ontem, domingo, 31 de Agosto, com vida, mas com ferimentos de alguma gravidade. O alerta foi dado na manhã de domingo,31, e, antes do final do dia, o turista já tinha sido encontrado.
Os serviços locais da protecção civil foram acionados este domingo, 31, de manhã. Encetados esforços nas buscas, antes do final do dia o turista já tinha encontrado, na zona de Mesa, nas proximidades do Planalto Leste.
O mesmo terá sofrido um acidente pelos ferimentos que apresentava, sobretudo na cabeça.
Segundo uma fonte dos serviços da protecção civil, depois do primeiro atendimento nos serviços de urgência do centro de saúde do Porto Novo, o turista ia ser transferido para o hospital central Baptista de Sousa, em São Vicente.
Situação das trilhas preocupa operadores turísticos
Este caso aconteceu numa altura em que os operadores turísticos se preparam para a época alta do turismo, em Santo Antão, que arranca em Outubro e se prolonga até Abril.
Nesta altura, a maior preocupação se prende com a situação das trilhas que ficaram danificadas depois das cheias de 11 de Agosto.
Geralmente, quando chove os percursos ficam estragados e os municípios queixam-se da falta de recursos para proceder à reabilitação dos caminhos, utilizados por milhares de turistas que procuram Santo Antão para caminhadas durante a temporada alta.
Municípios com falta de verbas para manutenção de trilhas
A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, num recente encontro com uma missão do Instituto do Turismo de Cabo Verde, alertou para a situação desses percursos depois da recente tempestade e apontou, precisamente, a falta de recursos financeiros por parte dos municípios como um dos desafios que se colocam à conservação trilhas em Santo Antão.
C/Inforpress
