PUB

Economia

Mudança do CA dos TACV só será confirmada após Assembleia Geral

De acordo com uma nota do Governo, haverá mudanças no Conselho de Administração dos TACV, mas que serão formalmente confirmadas só no dia 22 de setembro de 2025, altura em que se realizará a Assembleia Geral da companhia aérea.

Segundo o Executivo, a convocatória para a realização da Assembleia Geral da TACV foi publicada no dia 29 de agosto e está agendada para o dia 22 de setembro, “momento em que será confirmada formalmente a mudança do atual Conselho de Administração”.

A nota esclarece assim que a decisão de realização da Assembleia Geral dos TACV “não tem qualquer relação” com as ocorrências registadas no dia 31 de agosto, já que a Assembleia Geral foi convocada antes de acontecerem.

Decisão de mudanças no CA tinha sido tomada “há algum tempo”

Ainda segundo a mesma fonte, conforme a entrevista do Ministro do Turismo e Transporte, José Luís Sá Nogueira ao Jornal da Noite da Televisão de Cabo Verde (TCV), a decisão de proceder a mudanças no Conselho de Administração da TACV “já havia sido tomada há algum tempo, tendo em conta a necessidade de reforçar a governança da empresa e a sua eficácia operacional e estratégica”.

O Governo reafirmou o seu compromisso em garantir a estabilidade institucional da companhia aérea nacional, “assegurando um processo de transição em conformidade com os mecanismos legais e societários em vigor, preservando os interesses dos passageiros, dos trabalhadores, dos parceiros estratégicos e do setor da aviação civil em Cabo Verde”.

Histórico

Recorde-se que ontem, 03, A Nação veiculou uma notícia que dava conta que o CA dos TACV havia sido despedido, informação que foi avançada pelo ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, em entrevista no Jornal da Noite, do dia 02, da televisão de Cabo Verde (TCV).

“Pedro Barros não pediu demissão. O que há é, de facto, um acordo para a mudança da governança da empresa. Isto quer dizer o quê? Significa que vai haver mudança a nível do Conselho de Ministérios. Sairá, portanto, alguns administradores, já ficará outro e haverá mudança a nível do Conselho de Administração”, disse o ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira na entrevista.

No entanto, ainda durante o dia 03, o Governo, em comunicado, assegurou que o Conselho de Administração da TACV “continua no exercício das suas responsabilidades de gestão”, assegurando a continuidade das operações da companhia aérea nacional e que qualquer alteração a nível do Conselho de Administração “é da exclusiva competência da Assembleia Geral, nos termos do Código das Sociedades Comerciais”.

Posto isto e até à realização da Assembleia Geral, a 22 de Setembro,  Pedro Barros, PCA dos TACV continua a comandar os destinos da TACV já que, conforme o Governo, não existe neste momento “qualquer deliberação em contrário que ponha em causa a legitimidade do atual órgão”.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top