Os Tubarões Azuis venceram os Camarões por 1-0 hoje, 09, em jogo realizado no Estádio Nacional, a contar para a oitava jornada. Dailon Rocha marcou um autêntico golaço aos 54 minutos. Cabo Verde fica com 19 pontos, mais quatro que os Camarões e mais cinco que o próximo adversário, a Líbia. O sonho do Mundial está cada vez mais perto!
Os Tubarões entraram a pressionar os Camarões e aos seis minutos, um remate rasteiro de Dailon Livramento poderia ter dado vantagem a Cabo Verde, mas o (ainda) guarda-redes do Manchester United, André Onana, impediu o tento.
A primeira parte foi fraca em oportunidades claras de golo de parte a parte. Nota ainda para segundos antes do apito final da primeira parte, o experiente Josimar Dias “Vozinha” fez uma enorme defesa ao cabeceamento de Frank Anguisa e os Tubarões Azuis foram para o descanso com a placar a zeros.
Eis que, aos 54 minutos da segunda parte, o avançado Dailon Livramento, do Casa Pia de Portugal (emprestado pelo Hellas Verona, de Itália), arranca numa corrida desenfreada em direção à área de Onana, deixando três adversários para trás antes de atirar para o fundo das redes e de o Estádio ir à loucura autêntica.
Os Camarões sentiram o tento e foram à procura da igualdade. Cabo Verde, por sua vez, reforçou o seu meio-campo, refrescou a frente de ataque e passou a defender a vantagem com tudo, sem nunca descurar o contra-ataque.
O resultado poderia ser de dois golos sem resposta, mas Willy Semedo aos 90 minutos, na sequência de uma boa defesa de Onana a remate de Jamiro Monteiro, atirou às malhas laterais, quando estava sozinho.
Os 54 países africanos foram divididos em nove grupos de seis selecções (A a I) e os vencedores de cada grupo apuram-se directamente para o Mundial´2026.
Os quatro melhores segundos disputarão uma “final-four” que decidirá a equipa a representar África numa repescagem intercontinental, podendo elevar para dez o número de países africanos na competição, a realizar-se em simultâneo em três países: Canadá, Estados Unidos da América e México.
