A cantora e compositora mindelense Cláudia Sofia, conhecida artisticamente como Clo, acaba de dar um passo decisivo na sua trajectória musical ao assinar contrato com a produtora alemã O-tonemusic.
O acordo, celebrado durante a sua segunda digressão europeia, poderá representar um salto qualitativo na internacionalização da sua obra, já em rotação em rádios da Alemanha, Luxemburgo, Áustria e Portugal.
“Estão a apostar no meu futuro e na minha música. Este ano, tenho a responsabilidade de trabalhar directamente para um empresário, o que muda tudo”, afirmou a artista em declarações ao site A NAÇÃO.
Voz emergente
Natural de São Vicente, Cláudia Sofia é uma voz emergente da nova geração cabo-verdiana, com formação musical sólida e uma abordagem estética que cruza tradição e experimentação.
O seu primeiro álbum, Nôs Melodia, será apresentado ao público europeu, acompanhado por três novas composições originais: uma mazurka, um rap e uma fusão entre batuco cabo-verdiano e sonoridades africanas.
Em palco, Clo, guitarra e voz, será acompanhada pelos músicos Mark Leukel (bateria) e Lúcio Vieira (guitarra e baixo)
Pôr fim às “Casas de lata”
Apesar do entusiasmo com a nova fase artística, Clo não esconde a inquietação com o cenário urbano que deixou para trás. “Não podemos continuar a construir casas de lata como se fossem solução. Isso é brincar com a natureza, e a Bíblia já nos ensinou que há limites para a arrogância humana”, comentou, num tom que mistura crítica social e espiritualidade.
A artista refere-se ao crescimento desordenado de estruturas precárias em zonas periféricas de São Vicente, fenómeno que considera um reflexo da negligência institucional e da perda de respeito pelo território.
Para Clo, a música é também uma forma de denúncia e de reconexão com valores essenciais.
“A minha arte não é só entretenimento. É também uma forma de dizer que merecemos mais — mais dignidade, mais beleza, mais verdade.” concluiu.
A digressão da artista iniciou na segunda-feira, 8 e termina no dia 18.
João A. do Rosário
