O corpo do professor, advogado e político, Ubaldo Lopes, falecido nos Estados Unidos da América no dia 11 de Setembro, vai a enterrar este Domingo, 21, no Cemitério de São Lourenço, no município de São Filipe, ilha do Fogo.
As cerimónias fúnebres em memória de Ubaldo Lopes, organizadas conjuntamente pelos familiares do malogrado e a Câmara Municipal de São Filipe, terão homenagens tanto na cidade de São Filipe como em São Lourenço, onde o corpo será sepultado.
Às 10 horas da manhã de Domingo, 21, o cortejo fúnebre parte da residência do malogrado em Xaguate (Cobom), passando pelo Liceu Teixeira de Sousa até à Câmara Municipal de São Filipe onde terá lugar o acto de homenagem fúnebre da autarquia.
Às 15h00, três da tarde de Domingo, 21, será rezada a missa de corpo presente na Igreja de São Lourenço, seguida do sepultamento no cemitério local, às 16h00, quatro horas a tarde.
Compromisso com educação, justiça e política
Natural da freguesia de São Lourenço, onde nasceu a 21 de Maio de 1953, Ubaldo Lopes destacou-se desde cedo pelo seu compromisso com a educação, a justiça e a política.
Licenciado em Direito em 1988, com mestrado em Ciências Jurídicas, e formado no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em Portugal, exerceu a advocacia nas ilhas do Fogo e Brava e, nesta última ilha, desempenhou também as funções de Procurador da República durante a Primeira República.
No sector educativo, foi professor do antigo ciclo preparatório e mais tarde da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa onde leccionou até à sua aposentação.
Ubaldo Lopes teve uma participação marcante na transição democrática de Cabo Verde e entre o final de 1990 e as eleições legislativas de 1991, foi delegado do Governo na ilha do Fogo, tendo mais tarde sido eleito deputado nacional pelo PAICV.
Em São Filipe, a sua dedicação à causa pública foi contínua: vereador nos mandatos de 1992/96, 2000/04 e 2004/08, e presidente da Assembleia Municipal entre 1996 e 2000.
Ainda na Primeira República, presidiu a Comissão Nacional de Reforma Agrária, desempenhando um papel importante na reorganização fundiária e no fortalecimento do sector agrícola nacional.
Foi desportista e dirigente da equipa de União de São Lourenço, membro da Associação Regional de Futebol do Fogo
C/Inforpress
