A Empresa de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC) avançou, num novo comunicado divulgado hoje, 22, que houve uma nova avaria no grupo gerador 5, que está parado no momento. Com apenas três dos cinco grupos geradores operacionais, a EPEC diz que “poderá ser necessário cortes de energia por défice de potência”.
Neste novo comunicado, a EPEC informou que a avaria no grupo gerador 5 foi resolvida ontem, domingo, 21, com recurso às peças para reparação que chegaram ao país no sábado à noite. Entretanto, o mesmo grupo voltou a ser parado ainda no domingo devido uma nova avaria.
A empresa asseverou que está a trabalhar com o fabricante para a análise desta nova avaria e sua resolução “o mais rapidamente possível”.
“Défice de potência”
Até lá, a EPEC diz que continuará a trabalhar com três grupos geradores operacionais e que “poderá ser necessário cortes de energia por défice de potência”.
A empresa lamentou mais este ocorrido, pediu desculpas à população e assegurou que serão introduzidas “algumas medidas em relação ao reforço de gestão da manutenção na Central”.
Recorde-se que a EPEC tinha garantido a normalização da situação do fornecimento de energia elétrica na Praia até ao passado dia 19 de setembro, o que ainda não se verificou, devido a esta nova avaria no grupo gerador 5.
Já o plano de manutenção do grupo gerador Wartsila 6 foi concluído na passada sexta-feira, 12 de setembro, encontrando-se em pleno funcionamento.
