Com as duas novas aeronaves ATR 72-600 aptas para iniciarem as operações e complementadas por um avião disponibilizado pela Royal Air Maroc, a operação comercial regular interilhas passa agora a ser assegurada pelas três aeronaves, garante o Governo. O Executivo avança que pretende adquirir mais aeronaves, para o reforço da frota para o mercado interno.
Segundo o Governo, as duas novas aeronaves ATR 72-600 concluíram “com sucesso” os voos de demonstração e estão aptas a iniciar as operações comerciais regulares no transporte aéreo inter-ilhas do arquipélago.
Recorde-se que as aeronaves, que reforçam a frota nacional, chegaram a Cabo Verde no início de Setembro. A primeira, com a matrícula D4-CCM, aterrou no dia 05 de Setembro, e a segunda, D4-CCN, chegou a 12 de Setembro.
Já o ATR da Royal Air Maroc, chegou a Cabo Verde no passado dia 25 de setembro, já concluiu todos os procedimentos necessários e está apto a voar, garantiu a TACV – Cabo Verde Airlines.
Operação inter-ilhas garantida por três aeronaves
Sendo assim, os voos comerciais regulares no arquipélago passam a ser assegurados pelos dois modernos turboélices e complementadas por um avião em regime de ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance) disponibilizado pela Royal Air Maroc.
O Governo enfatiza que este investimento é estratégico, visando não só a “capacitação dos recursos humanos nacionais, mas também a garantia de maior resiliência e estabilidade operacional, regularidade e qualidade no serviço de transporte aéreo”.
“O objectivo principal é melhorar a mobilidade dos cidadãos, promover a coesão territorial e impulsionar o dinamismo económico do país”, diz o comunicado.
Executivo quer adquirir mais aeronaves
O Governo adiantou que já está a trabalhar na aquisição de mais aeronaves para o mercado interno, de forma a dar resposta à crescente demanda da população residente e da diáspora, e também para apoiar a diversificação do turismo e o processo de desconcentração no país.
