PUB

Sociedade

Praia/Energia: EDEC/EPEC já tem 4 Geradores operacionais e Capital fica em “zona de não corte”

O PCA da EDEC e EPEC, Luís Teixeira anunciou hoje, 09, em conferência de imprensa na Cidade da Praia, que já conseguiram recuperar mais dois Grupos de Geradores, perfazendo quatro grupos operacionais. Com isso, disse, a ilha de Santiago entra em estabilização energética, sem cortes, mas com “possíveis perturbações”. A Praia entra assim numa situação de “não corte”. O ministro da Energia, Alexandre Monteiro, garante normalização da energia na Praia até Novembro.

Após meses de instabilidade energética na ilha de Santiago, com sucessivas avarias, o PCA da Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde (EDEC) e da Empresa Pública de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC) avançou que com os quatro grupos de geradores operacionais (dos seis que existem) a Capital entra numa situação de “não corte”, mas a Central Elétrica do Palmarejo continuará “sem reserva de segurança”.

Avançou, no entanto, que estão a trabalhar para colocar em pleno funcionamento os outros dois Grupos de Geradores atualmente parados e que com a chegada da potência alugada, Santiago terá um nível de segurança energética chamada de N – 2 (quando se tem dois Grupos Geradores operacionais parados, como reservas para situações de avarias ou paragens para manutenção).

Fornecimento contínuo sem cortes

“A central do Palmarejo conta com quatro grupos de geradores operacionais garantindo o fornecimento contínuo de energia elétrica à cidade da Praia e à ilha de Santiago, sem a necessidade de cortes programados. Contudo, precisamos estabilizar este momento e consolidar”, asseverou o PCA das empresas, Luís Teixeira.

Segundo explica, a estabilização será atingida e consolidada nas próximas semanas com a entrada de novos grupos. Recorde-se que a potência alugada deverá chegar ao país no dia 28 de outubro e devem estar operacionais nas primeiras semanas de Novembro.

Quanto ao Grupo Gerador Wartsila nº 5 , asseverou que “o fabricante está a fazer um trabalho que deve demorar de 8 a 10 semanas porque se tratou de uma avaria grossa”.

Sobre os dois Grupos Geradores que se encontram atualmente parados e inoperacionais, Teixeira diz que “vão ser recuperados com um investimento do governo”, algo que já está em processo.

Investigações técnica, criminal e cibernética

Teixeira avançou ainda que além das investigações técnicas e criminais, a Administração instaurou uma investigação cibernética a nível da segurança digital para analisar possíveis interferências externas e garantir que “as práticas não voltem a acontecer”.

Recorde-se que a EPEC apresentou participação formal à Polícia Judiciária na sequência de “uma série de ocorrências anormais” registadas na Central Eléctrica do Palmarejo, na ilha de Santiago, desde o início de Setembro.

A EPEC esclarece que a participação da PJ tem como objetivo avaliar e investigar os indícios existentes, de forma a esclarecer a origem e natureza dos incidentes e apurar eventuais responsabilidades, caso se venham a confirmar situações irregulares ou criminais.

A empresa sublinha ainda que as investigações em curso não devem ser motivo de especulação ou alarme no seio da empresa, sendo conduzidas com o “único propósito” de esclarecer os factos e reforçar a confiança no funcionamento da empresa.

Ministro garante normalização até Novembro

Já hoje, no Parlamento, o ministro da Energia, Alexandre Monteiro, afirmou que o fornecimento de energia na cidade da Praia deverá normalizar-se até Novembro, após uma “série de intervenções de manutenção e reforço da capacidade instalada”.

Com a chegada da potência alugada, calendarizada para chegar ao país dia 28 de outubro, será reestabelecido a normalidade no abastecimento eléctrico.

Monteiro garantiu que na Praia alguns grupos geradores já passaram por uma intervenção plena e mais profunda, e outros serão reintegrados até o final de Outubro, aumentando a fiabilidade do sistema.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top