Faleceu ontem, quinta-feira, 09, Romeu di Lurdis, cantor, compositor, ativista e homem defensor das tradições de Cabo Verde. O cantor de 36 anos foi vítima de um ataque cardíaco, em Lisboa, Portugal, onde se encontrava para dar um espectáculo amanhã, dia 11. A notícia repentina da sua morte está a gerar grande consternação na sociedade cabo-verdiana, no país e diáspora.
Carlos Manuel Tavares Lopes, conhecido no universo musical por Romeu di Lurdis, tinha agendado para amanhã, sábado, 11, um concerto musical no Auditório da Igreja de Damaia, em Portugal.
Romeu di Lurdis teve também uma passagem na política, já que concorreu a duas eleições autárquicas, à Câmara Municipal da Praia, como líder do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS).
Homem de causas
O Presidente da República, José Maria Neves, já reagiu à morte do artista, recordando-o como um “homem de causas”.
“Sim, quem nos deixou, tendo se perdido na curva da vida, é Romeu di Lurdis. Não mais será visto aqui na terra, mas como legado fica uma singela obra musical. Jamais me esquecerei da homenagem que fez às mulheres!, jamais me esquecerei das suas músicas!, jamais me esquecerei do seu engajamento cívico e da forma pedagógica e inclusiva como se envolveu na política! Que descanse em paz!” , lê-se na publicação nas redes sociais do Chefe de Estado.
Também o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC) manifestou, através das redes sociais, o seu profundo pesar pelo falecimento de Romeu di Lurdis, artista cabo-verdiano, ativista cultural, poeta e líder do Partido do Trabalho e da Solidariedade.
Para o MCIC, Romeu di Lurdes era uma “figura multifacetada e de notável dedicação à vida cultural e social do país” e deixa a cultura e a criação nacional mais pobres com a sua partida prematura.
O músico Bob Mascarenhas lamentou a perda do jovem artista e ativista social.
“Cabo Verde acaba de perder o nosso irmão. A cultura cabo-verdiana ficou mais pobre. O teu sorriso, a tua voz, a tua música ficam connosco para sempre.”
Vários artistas, instituições e outras personalidades da cultura nacional como Ceuzany, Cremilda Medina, Batucaderas Herança Di Nós Terra, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) lamentaram a morte prematura de Romeu di Lurdes.
Romeu di Lurdis deixa um legado profundo, entre as suas canções mais marcantes estão “Txitxaru Fresku”, “Paraízu Praia”, “Imigrason”, “Ranja ku mi”, “Barku di Alentu” e “Mudjer”.
Recorde-se que em janeiro deste ano, lançou o álbum “Kuraçon Aberto”, cinco anos após o seu primeiro trabalho, “Amoransa”.
PUB
1 Comentário
Você precisa estar logado para escrever um comentário Login
Faça o seu comentário
Faça o seu comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.


Amigo da Pátria
12 de Outubro, 2025 at 18:58
Não sei se Romeu di Lurdis faz parte do mesmo grupo, mas a triste e inegável verdade é que aumenta exponencialmente o número de gente nova a morrer de ataque cardíaco, AVC e câncer, causados pelas injeções de covid-19, embora as autoridades de «saúde» estejam a fazer tudo para esconder esse facto, pois não gostariam que o povo soubesse que estão implicados no maior crime (de sempre) contra a humanidade.
Mais um grande jovem conterrâneo nos terá sido roubado agressivamente por um ataque cardíaco fulminante e imperdoável. Terá sido mais uma vítima da barbaridade diabólica por parte dos que infiltraram a medicina alopática (sintética) para executar experimentos médicos maliciosos, gananciosos, aventureiros e irresponsáveis, causando, continuamente, um número elevadíssimo de mortes e paralisias, não só, mas também, nomeadamente entre gente nova? Está cada vez mais obvio e comprovado que esse assunto nunca foi teoria de conspiração, mas sim uma verdadeira e real conspiração para matar. Isto é, as injeções de Covide foram criadas premeditadamente para reduzir a população mundial a qualquer custo: https://www.youtube.com/watch?v=BZrJraN2nOQ&t=123s.
Diante de tanta chacina, levada a cabo através da «vacinação» contra Covide, o número de cientistas, médicos e especialistas independentes a pedirem um moratório dessa «vacinação» não para de crescer: https://jamesroguski.substack.com/p/mrna-moratorium-now?img=https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F0aca5c01-cfe8-4217-b1bf-03bde4b002bd_1280x800.png&open=false.
A verdade é que, na tentativa de ludibriar, convencer, manipular e seduzir as pessoas inocentes a aceitarem ser injetadas com essas armas biológicas letais, os governos foram enganados e subornados, e foram incentivados a usar, entre outros meios satânicos, músicos, artistas e outras entidades influenciadoras, para tornarem os seus apelos mais atrativos: https://covid19.cv/missao-do-banco-mundial-elogia-a-prestacao-de-cabo-verde-no-combate-a-pandemia-e-na-vacinacao-contra-a-covid19/;
As nossas autoridades de «saúde», por razões obscuras, deixaram-se enganar que as injeções de Covide eram para salvar vidas, e, como consequência, entregaram o povo de bandeja para esse experimento perigoso fatal. A realidade é totalmente o contrário. A indústria dessas «vacinas» (Complexo Industrial Militar e Complexo Industrial Farmacêutico) já sabia que tudo isso era falso. Parece que o seu objetivo principal foi sempre de matar o maior número possível de pessoas (cerca de 6 bilhões), no sentido de executar o plano premeditado de reduzir a população mundial (para cerca de 2 bilhões), lucrando imensamente durante o processo: https://zenodo.org/records/17289481.
Parece que o plano foi sempre de não só matar cerca de 80% dos que já estão vivos, mas também impedir que mais crianças nasçam. Para isso, para além de tornar os jovens inférteis, seria necessário matar ou paralisar os que ainda estão na idade de ter filhos. Injetar mRNA não se trata de vacinar, mas sim de injetar pessoas com arma biológica de destruição maciça. Ao entrar no organismo humano, mRNA instrui o ribossoma nas células para produzirem proteína-de-picos extremamente tóxica.
Não sei qual o estado da vacinação do jogador em causa, mas todos podemos ver como os jovens estão, agora, a morrer repentinamente, durante o desporto, ou até na cama: https://revistamonet.globo.com/esportes/noticia/2025/10/campeao-do-super-bowl-morre-aos-39-anos-e-choca-mundo-da-nfl.ghtml.
Tarde demais para os injetados com a arma biológica de destruição maciça. Os cientistas, os médicos, os experts e os outros profissionais de saúde independentes, que sempre tentaram alertaram o público que tudo isso era fraude, foram apelidados de teoristas de conspiração, foram perseguidos e muitos perderam as suas licenças profissionais. E agora? Agora podemos ver documentos internos libertados por tribunais a demostrar que a indústria em causa já fez tudo premeditadamente e sabia de tudo, mas decidiu enganar o publico e os governantes, pois a agenda de depopulação tinha de ser executado a qualquer custo. Como parte integral do esquema, a indústria em causa fez diligências internacionais, durante muitos anos, para enganar e/ou corromper políticos e legisladores e impor ao mundo a teoria enganosa de «Parceria Público-privada». O setor público foi, desta feita, induzido a custear o esquema e a proteger interesses privados da industria em causa: https://www.arkmedic.info/p/the-pfizer-job?publication_id=413756&post_id=163317117&isFreemail=true&r=o0ti9&triedRedirect=true&utm_source=substack&utm_medium=email.
Descansa em Paz meu patrício, Romeu! Que o reencontro com o teu Criador Divino seja suave e gratificante, pois deste muito para tornar esta vivência humana mais rica e justa, divertida/entretida, agradável e consciente para muitos no nosso país e na diáspora. Obrigado, aquele abraco fraterno!