O ex-atleta, árbitro e instrutor de árbitros de boxe, António Gomes, mais conhecido por “Preta”, faleceu, Domingo, 12, na cidade da Praia, vítima de um ataque cardíaco durante o Campeonato Nacional de Boxe que decorreu de 10 a 12 de Outubro na capital cabo-verdiana. Várias instituições ligadas ao desporto, atletas, ex-alunos e amigos já lamentaram a morte de “Preta”.
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) sublinha que a comunidade do boxe nacional, “perdeu um dos seus maiores pilares, um homem íntegro, apaixonado pela modalidade, que dedicou grande parte da sua vida à formação, orientação e elevação do boxe em Cabo Verde”.
Na nota publicada na sua página no Facebook, o IDJ refere que “Preta” foi um treinador e árbitro exemplar, foi um amigo, um companheiro de jornadas e uma verdadeira inspiração para todos os que tiveram o privilégio de partilhar o ringue e a vida desportiva consigo”.
Grande competência e espírito de equipa
A Associação Regional de Boxe de Santiago Sul recorda que “Preta” foi Diretor Técnico da Associação Regional de Boxe e Secretário da Federação Cabo-verdiana de Boxe, funções que exerceu com “grande dedicação, competência e espírito de equipa”.
“Homem apaixonado pelo boxe, ´Preta´ destacou-se pelo seu amor à modalidade, pela sua disponibilidade constante e pelo apoio incondicional aos atletas, treinadores e colegas, deixando uma marca indelével no desenvolvimento do boxe cabo-verdiano”, acrescenta a nota de pesar publicada pela Associação Regional de Boxe Santiago Sul.
C/INFORPRESS
