PUB

Desporto

Cabo Verde é o segundo país do mundo com menos população que conseguiu ir para um Mundial

Cabo Verde soma mais um feito histórico, somos o segundo país do mundo com menos população (pouco mais de 500 mil habitantes) que conseguiu qualificar-se à maior competição de seleções do mundo, o Mundial. Em questões territoriais, com 4.033 km², Cabo Verde é o menor país de sempre a qualificar-se ao Mundial.

Em termos populacionais, Cabo Verde só fica atrás da Islândia (Mundial 2018), com 318 mil habitantes. No terceiro posto aparece o Paraguai, com 850 mil habitantes (Mundial 1930).

Já em território, Cabo Verde é o menor país a conseguir ir a um Mundial, com 4.033 km², isso sem contar os cerca de 734.000 km² de mar (Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde).

Atrás de Cabo Verde estão a Trinidad e Tobago, com 5.131 km² (Mundial 2006) e a Jamaica, com 10.991 km² (Mundial 1998).

O caso do Curaçao

No entanto, todos esses recordes foram superados por Curaçao, uma ilha holandesa no Caribe, atual líder de seu grupo nas Eliminatórias da Concacaf, restando ainda três rodadas para o fim.

Situada logo acima da Venezuela, a ilha tem cerca de 60 km de extensão e 444 km² de área e abriga uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.

A título de curiosidade, na ilha de Curaçao fala-se uma língua muito parecida com o crioulo cabo-verdiano, chamada “papiamentu”.

O papiamentu é uma língua crioula de base ibérica (portuguesa e espanhola) falada na região caribenha (nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao (ilhas ABC), Saba, Santo Eustáquio e São Martinho).

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top