A ONG Cabralistes lança, oficialmente, este sábado, 18, o projeto “FEM (Femmes En Mouvement / Mulheres em Movimento)”. Trata-se de uma iniciativa que pretende promover a inserção socioeconómica de jovens mulheres de bairros prioritários da cidade da Praia. O evento visa fortalecer o papel da mulher como agente de mudança e como pilar do desenvolvimento comunitário, e terá lugar às 16h00, na rua pedonal de Achada Grande Trás.
O projeto, financiado pela Organização Internacional da Francofonia, no âmbito do programa “A Francofonia com Elas”, tem como meta apoiar 100 mulheres entre os 16 e os 35 anos através da formação profissional, acompanhamento personalizado e apoio à integração no mercado de trabalho. A implementação está a cargo da ONG Cabralistes, em parceria com organizações locais.
Desde setembro, 38 mulheres já integram o projeto e participam em diferentes formações, consoante os seus interesses e metas profissionais: 13 mulheres começaram a formação em estética, 9 em cuidadoras de infância, 6 em cabeleireiro, 3 em serviços administrativos e de atendimento a clientes e utentes, 4 em serviços de andares e lavandaria e 3 em restauração e bebidas.
Festival de kuskus
O evento de lançamento será marcado por apresentações culturais, testemunhos das beneficiárias e a divulgação do plano de ação do projeto. Como parte desta celebração, será organizado um Festival de Kuskus, preparado e servido pelos homens, destacando a importância do envolvimento masculino neste movimento de igualdade e reconhecimento mútuo.
