Em comunicado, a Empresa de Produção de Eletricidade de Cabo Verde (EPEC) avançou que, devido a uma avaria técnica registada num dos motores da Central de Palmarejo, a empresa voltará a fazer os cortes programados por indisponibilidade de potência na ilha de Santiago. Segundo a EPEC, os cortes serão “pontuais e rotativos”.
A ilha de Santiago e, em particular a Cidade da Praia, voltam assim à mesma situação que desde julho tem afetado a ilha e que, desde Setembro, levou a EPEC a realizar cortes programados por indisponibilidade de potência na ilha de Santiago.
Recorde-se que, a 9 de outubro, como noticiado pelo A Nação Online aqui, o PCA da EDEC e EPEC, Luís Teixeira anunciou em conferência de imprensa na Cidade da Praia, que conseguiram recuperar mais dois Grupos de Geradores, perfazendo quatro grupos operacionais. Com isso, disse, a ilha de Santiago entrava em “estabilização energética, sem cortes, mas com possíveis perturbações”.
Na altura explicou que a estabilização seria atingida e consolidada “nas próximas semanas [de Outubro] com a entrada de novos grupos”.
Recorde-se ainda que a potência alugada deverá chegar ao país no dia 28 de Outubro e devem estar operacionais nas primeiras semanas de Novembro.
