O Festival Kontornu realiza nesta sexta-feira,24, a partir das 18h30, no Auditório Nacional Várzea, o programa BADJU, dirigido pelo professor e artista Rony Blastoyse. A atividade é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e resulta de uma parceria com a escola de dança Freestyle is the future.
Em comunicado, a organização explica que a performance “BADJU” é um programa regular de formação e experimentação em dança, criado pela Plataforma Kontornu, que visa promover um espaço de partilha, descoberta e prática artística contínua em torno de várias linguagens e estilos de dança das danças urbanas e contemporâneas às tradições afrodescendentes e outras expressões culturais globais.
“Mais do que um festival anual, o Kontornu quer afirmar-se como uma plataforma de dança e movimento, com ações ao longo de todo o ano, incluindo masterclasses mensais com artistas e professores, convidados nacionais e internacionais dedicados a explorar a diversidade técnica, estética e expressiva da dança enquanto arte e forma de pensamento”, afirmou a organização.
Sobre Rony Blastoyse
Rony Blastoyse é licenciado em Artes pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
É discípulo da École des Sables (Senegal), e possui uma sólida experiência em danças urbanas e tradicionais africanas, atuando especialmente nas áreas de Hip Hop, Freestyle, Afro Pop e artes do corpo contemporâneo.
Com uma abordagem que combina investigação, performance e pedagogia, Rony entende a dança como uma “ferramenta de educação sensível e sociopolítica, inspirada nas estéticas e epistemologias africanas e das culturas urbanas globais”.
