A Comissão de Coordenação do Álcool e Outras Drogas (CCAD), em parceria com a Organização Mundial da Saúde, está a promover duas formações a partir do dia 22 até 25 deste mês, destinadas a capacitar alunos do 8.º, 9.º e 10.º anos como Educadores de Pares para a prevenção do consumo do tabaco, na Ilha Brava e no Fogo.
A iniciativa tem como objetivo dotar crianças, adolescentes e jovens de ferramentas e competências para atuarem como agentes de mudança dentro das suas escolas e comunidades.
Esta ação faz parte do “Plano de Ação do II Inquérito Nacional sobre o Tabagismo no Seio dos Jovens (2023)”, e integra a estratégia nacional de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Através da formação de educadores de pares, a CCAD pretende fortalecer redes de prevenção e criar espaços escolares mais seguros e saudáveis.
A primeira formação decorre nos dias 21 e 22 de Outubro, no auditório da Escola Secundária Eugénio Tavares na ilha da Brava, a segunda nos dias 24 e 25, na sede do Concelho Local da Cruz Vermelha, Fogo
