PUB

Desporto

CAN 2026: É a vez da Selecção Feminina fazer história  

A Selecção Feminina de Futebol de Cabo Verde está a dois jogos de realizar o sonho do seu primeiro Campeonato Africano das Nações (CAN). A primeira mão da segunda eliminatória de classificação acontece hoje, 24, às 15h, na Cidade da Praia, no Estádio Nacional, frente ao Mali.

Depois do sucesso da classificação dos Tubarões Azuis masculinos para o Mundial de Futebol 2026, a selecção feminina está cada vez mais próxima de duplicar as comemorações para Cabo Verde, e marcar presença, pela primeira vez, na competição africana.

Nos 50 anos da Independência de Cabo Verde, as comemorações desportivas podem ser duplicadas, e para isso, tanto as jogadoras, quanto entidades e pessoas públicas têm apelado à presença em força dos adeptos no Estádio Nacional esta sexta-feira, às 15h, para prestigiar a seleção e apoiá-la na perseguição do sonho.

Atletas estão confiantes

Em declarações à imprensa antes do primeiro treino, na segunda-feira, a jogadora e capitã da equipa, Varsénia da Luz, garantiu que o grupo está confiante em bons resultados para a classificação.

“Falta pouco. Neste momento estamos a colocar toda a energia, toda a força, foco e concentração para conseguirmos fazer história e chegar, pela primeira, ao CAN”, afirmou.

A par do trabalho em campo, a capitã apelou também à presença e apoio do público no Estádio Nacional. “Venham e tragam a vossa energia positiva, todo o power, toda a força. Venham embelezar também o nosso estádio, pelo nosso futebol feminino. Estamos a contar com o vosso apoio”, encorajou.

Estreante a representar Cabo Verde

Sandra Martins, ponta de lança do London Bees, na Inglaterra, é estreante a representar as bandeiras de Cabo Verde. Nascida em Portugal, descendente de cabo-verdianos, acompanhava, até então, a jornadas da Selecção Feminina à distância. Agora tem a oportunidade de fazer parte deste momento importante e diz-se feliz por ter sido chamada.

“Meus avós são daqui, toda a minha família é daqui, então me sinto em casa e sinto que é algo que para mim, para a minha família, fica no coração”, declarou, antes de deixar também o apelo para a presença massiva de adeptos no estádio.

Sandra Martins tem passagem por diversos clubes, entre os quais Estoril Praia, Cascais, e pela academia do Tottenham, Inglaterra. Actualmente representa o London Bees, equipa do quarto escalão do futebol feminino inglês.

Transformar sonhos em realizações

Para a treinadora Silvéria Nédio (Nita), a união, força física e experiência são factores essenciais para a equipa, cujo principal objectivo é concretizar o sonho de representar Cabo Verde no futebol feminino, inspirando-se nas conquistas do escalão sub-17, medalhista de ouro, e no recente sucesso da selecção masculina sénior, já qualificada para o Mundial 2026.

“Reunimos todos esses sonhos e vamos transformá-los em realizações com vontade e determinação”, disse a selecionadora, apelando, igualmente, ao apoio dos adeptos, uma vez que “o campo cheio dá outro sabor”.

Nita garante que, apesar do tempo de treino reduzido, a equipa está em ritmo competitivo, visto que todas as atletas estão activas nos respectivos clubes.

Primeira-dama apela a presença dos adeptos

“Nos 50 anos da Independência de Cabo Verde podemos fazer uma festa dupla. A primeira com os Tubarões Azuis masculino, que já se classificaram para o Mundial 2026, mas podemos fazer história também no feminino. Nossa seleção está a dois jogos de conseguir, pela primeira vez, participar no CAN. É um momento muito importante”, apelou Débora Carvalho, em mensagem publicada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol.

As 22 convocadas

Após eliminar o combinado da Guiné-Conacri nos preliminares, a Seleção de Cabo Verde procura o seu primeiro apuramento para uma fase final do Campeonato Africano das Nações, cuja edição de 2026 vai ser disputada em Marrocos.

Eis as atletas convocadas de Silvério Nédio (Nita) para os dois jogos previstos para esta sexta-feira, 24, no Estádio Nacional e para o dia 28 em Bamako, Mali:

Guarda-redes: Jacinta Rodrigues (Seven Stars, Cabo Verde) e Kátia Duarte (Amora, Portugal).

Defesa: Romina (Juve Força, Portugal), Varsénia (Seven Stars, Cabo Verde), Leidina (Ouriense, Portugal), Leonilde (Guia, FC, Portugal), Sylviane (Nice, França), Eleya (Real Sport Club, Portugal) e Daniela (Estrela de Amadora, Portugal).

Meio-campo: Alcione (Seven Stars, Cabo Verde), Maísa “Grampola” (Guia FC, Portugal), Kleydiana Borges (Alianza Lima, Perú), Natasha “Sasha”, (Juve Force, Portugal), Carolyn “Nany”, (llana, Cabo Verde), Larissa (Leixões SC, Portugal), e Agna “Dara” (Amora FC, Portugal).

Avançadas: Ivania Moreira “Vá” (Clube Albergaria, Portugal), Sandra (London Bees, Inglaterra), Raissa Tavares “Luriane” (Black Panthers, Cabo Verde), Irlanda Lopes “Irlas”, (Vitória SC, Portugal), Melany Fortes “Melatcha” (S C Braga, Portugal) e Eveline Varela “Evi” (Valadares de Gaia, Portugal).

Natalina Andrade

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top