A selecção cabo-verdiana de futebol feminino perdeu por 1-0 frente à sua congénere do Mali, em jogo realizado na tarde de hoje, no Estádio Nacional, referente à primeira-mão da segunda eliminatória para o CAN’2026 feminino, em Marrocos. As meninas de Silveria Nédio “Nita” voltam a defrontar as Malianas dia 28 de Outubro, às 16h (horário de Cabo Verde) no Estádio Bamako, no Mali, em jogo referente à segunda-mão da segunda eliminatória.
O golo que ditou a vitória das malianas foi apontado aos 81 minutos, por intermédio de Aicha Samaké, que soube tirar proveito de uma defesa incompleta da guarda-redes cabo-verdiana, Jacinta, a um livre directo à entrada da área.
Um golo muito festejado pela turma visitante e sentida pelas hostes caseiras, que em bom número respondeu a chamada em plena tarde de sexta-feira.
O golo foi um autêntico “balde de água fria” para a selecção crioula que aspirava melhor resultado, neste prélio que, diga-se em abono da verdade, foi disputado num ritmo lento.
Com este desaire, ante uma adversária mais cotada em termos de experiência internacional e ritmo competitivo, a selecção cabo-verdiana está, doravante, obrigada a virar o resultado no jogo da segunda eliminatória, prevista para a próxima terça-feira, 28, em Bamako, para poder atingir a “sonhada” qualificação história para uma fase final do Campeonato Africano das Nações.
Constituição das equipas:
Cabo Verde: Jacinta Rodrigues, Varsênia “Cap”, Eleia, Maísa, Ivânia, Romina, Natasha, Leonilde, Eveline “Evy”, Irlanda e Sandra.
Suplentes: Kátia Duarte, Larissa, Kleydiana, Melany, Leidina e Luriane Afonso.
Seleccionadora: Silvéria Nédio (Nita).
Mali: Fatoumata Karentao, Coluba Sogoré, Kani Konte, Coumba Dembélé, Fatoumata Diara, Aicha Samaké, Yakaré Niakaté, Salimata Diarra, Aissata Traoré, Kadiatou Diabaté e Sarantou Traore.
Suplentes: Mariam Camara, Maimona Traoré, Oumou Koné, Karatoumo Keita, Agueissa Diara, Bintou Guindou e Bintou Koité.
Seleccionador: Birama Konaté



