PUB

Santiago

Praia: BAICV patrocina requalificação do sector Materno-Infantil do Centro de Saúde da Fazenda

O Banco Africano de Investimentos Cabo Verde (BAICV) patrocinou, num investimento de cerca de 4 milhões de escudos, a requalificação do sector Materno-Infantil do Centro de Saúde da Fazenda, na Cidade da Praia. Foram reabilitadas as salas de atendimento, recepção, corredores, casas de banho, cozinha, móveis, portas, janelas, manutenção preventiva do Gerador, além da aquisição de equipamentos de atendimento à saúde materna e infantil.

De acordo com a Administradora Executiva, Olga Barbosa, o investimento enquadra-se no pilar da Responsabilidade Social do BAICV, em resposta ao pedido da enfermeira Jandira Santos, que tinha solicitado ajuda à requalificação de uma sala. O BAICV vendo a pertinência e impacto social do pedido, acabou por fazer uma “obra maior”, abrangendo todo o sector Materno-Infantil.

Olga Barbosa, Administradora Executiva do BAICV

“O pedido inicial era para uma requalificação de uma sala de atendimento, no valor de cerca de 70 mil escudos, mas após visitas verificamos que era preciso mais e decidimos estender as obras de melhoria a todo o sector materno-infantil do Centro de Saúde da Fazenda, porque o espaço precisava, é um local histórico e o impacto social é imenso”, explica a Administradora Executiva, Olga Barbosa.

Olga assevera ainda que ações deste género continuarão, assim como os apoios dados a nível do desporto ou da cultura, “porque o BAICV entende que são áreas importantes para o desenvolvimento do país”.

“Queremos passar a mensagem de que o Banco BAI está junto de todos, a solidariedade social é um dos pilares da nossa empresa e, é claro, ajudar um Centro de Saúde com 50 anos de história e que atende a uma grande parcela da população praiense, principalmente mães e gestantes” conclui.

Gestantes passam a ter um espaço de qualidade 

Já Elsa Almeida, Directora do Centro de Saúde da Fazenda realça que com esse investimento as gestantes terão um espaço capaz de as acolher de uma melhor forma e os profissionais de saúde conseguirão oferecer um melhor serviço.

Elsa Almeida, Directora do Centro de Saúde da Fazenda

“O Centro de Saúde da Fazenda, assim como o da Achadinha, atendem a uma grande parcela da população da Praia mas precisam de requalificação para atender às demandas atuais. Era o caso do sector materno do Centro de Saúde da Fazenda, que agora se encontra melhor apetrechado para receber as gestantes de uma melhor forma e continuar o trabalho que tem feito há 50 anos”, diz.

A Delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, também reconheceu a importância da requalificação e prometeu que a requalificação é o início de um projeto maior de reabilitação do histórico Centro de Saúde da Fazenda.

Apelo ao reconhecimento como Património Histórico

Enfermeira Jandira Santos

A enfermeira Jandira Santos, responsável por ter feito o primeiro contacto com o BAICV, mostrou-se orgulhosa da obra ora entregue e instou as autoridades competentes a reconhecerem o valor histórico do Centro de Saúde da Fazenda, um dos primeiros a ser erguidos no país e o primeiro centro dedicado à saúde reprodutiva no país, que também completa 50 anos de existência.

Para a enfermeira, o Centro de Saúde merece o título de Património Histórico por seu papel e impacto na saúde da população praiense ao longo de várias décadas.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top