PUB

Cultura

Luxemburgo: Nelson Neves expõe Cabo Verde nos 40 anos do Departamento de Imigrantes

O artista plástico cabo-verdiano Nelson Neves está em exposição, este sábado, 25 em Ettelbruck, Luxemburgo, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Departamento de Imigrantes. Nas suas obras, leva um pouco de Cabo Verde, em homenagem aos 50 anos da Independência do país.

As celebrações decorrem em dois dias, sexta-feira e sábado, e incluem, entre elementos de outros países, música cabo-verdiana e demonstração do grupo de Carnaval “Mont´su” do Luxemburgo.

Embalado pelas celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, Nelson Neves aproveita a oportunidade para expor obras sobre a cultura cabo-verdiana e a história do país.

“Minhas obras falam de Amílcar Cabral, da nossa música, da pesca, agricultura, das mulheres cabo-verdianas”, refere.

Durante este tipo de exposições, nas quais o artista tem participado com frequência, em diversos países, também com workshops de pintura para crianças, Nelson tem aproveitado para promover Cabo Verde enquanto destino turístico.

Pontes culturais entre nações

“Durante os workshops de pintura para crianças, muitos pais me questionam sobre Cabo Verde, pedem recomendações de ilhas a visitar, ou, por exemplo, qual a melhor época do ano para conhecer Cabo Verde. E para mim é um prazer enorme promover o meu país, muitos europeus que participaram nos meus ateliês de pintura já foram conhecer Cabo Verde e regressaram satisfeitos”, declara.

“É a minha forma de criar pontes culturais entre nações e reduzir um pouco os preconceitos existentes”, acrescentou o artista.

Fundado em 1985, dentro do sindicato OGBL (Confederação Sindical Independente do Luxemburgo), o Departamento de Imigrantes comemora este ano o seu 40º aniversário.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top