PUB

Economia

Tarrafal: Agricultores de Fonton contabilizam prejuízos após cheias

Após as fortes chuvas que caíram no Norte de Santiago, sobretudo no concelho do Tarrafal, multiplicam-se agora os relatos de prejuízos significativos. Em Fonton, uma das zonas mais afetadas, várias parcelas agrícolas ficaram completamente destruídas e diversos animais foram arrastados pelas enxurradas. Agricultores e criadores pedem apoio urgente das autoridades, sobretudo na construção de diques que permitam conter a água da ribeira e prevenir novas tragédias.

Segundo a RTC, esta zona agrícola é vital não só para a subsistência das famílias, como também para gerar rendimento para muitos jovens da localidade.

O ativista social e agricultor Cláudio Sousa descreve a situação como preocupante, visto que, desde a sua criação como solução para o sustento das familias, nunca tinha registado danos desta dimensão e alerta para a necessidade urgente de medidas de prevenção.

“A maioria dos criadores e agricultores aqui foi afetada, quem não perdeu produtos na horta perdeu animais. Ainda estamos a contabilizar, para ver o impacto da chuva, porque houve pessoas que perderam vacas, porcos, patos, etc., e tudo isso faz parte da economia familiar”, lamentou.

Solução ao desemprego 

Fonton, conta, desde há 10 ou 12 anos, para cá, foi como uma solução para trabalharem e terem um sustento.

“Desde esse tempo nunca vimos uma chuva como esta, agora precisamos de auxílio para desentupir as fontes que estão entupidas, para cercarmos novamente as nossas hortas e para construir linhas de água:.

Contudo, admite que os produtores não preveniram situações do género.

“Também temos alguma culpa, porque quando fizemos as nossas hortas não pensamos na necessidade de criar caminhos para escoamento da água.”

 Famílias tentam recompor-se após invasão de água em Mangui

Já no centro da cidade de Mangui, a população tenta regressar à normalidade enquanto as equipas da Proteção Civil realizam trabalhos de desobstrução de vias e limpeza das ruas.

Numa das zonas onde está a ser construída a rua pedonal, uma família perdeu praticamente todos os seus pertences após a casa ser invadida pela água.

Amílcar Lopes relatou que estava em casa com o filho de 5 anos, que dormia, quando a água entrou rapidamente na habitação.

“Estava no quarto e, quando dei por ela, a água já estava dentro de casa e já não conseguia controlá-la. Tudo indica que a terra da obra da rua pedonal acabou por entrar na nossa casa, acabamos por chamar os bombeiros para algum apoio, mas não vieram, então os grupos da nossa religião e familiares que vieram da Praia, ajudaram-nos”, conta.

Acesso à Serra Malagueta continua condicionado

A estrada que liga o Tarrafal à Serra Malagueta encontra-se parcialmente desobstruída, mas permanece o risco iminente de queda de pedras das rochas, por isso, pede-se máxima prudência por parte dos condutores.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top