O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), através do seu presidente José Eduardo dos Santos, avançou em comunicado ontem, 17, que a Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, liderada por José Semedo, é a legítima entidade para representar o país nas próximas competições internacionais. Hélder Gonçalves, presidente eleito da FCBB expressou “profundo estranhamento” perante a intervenção do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) em matérias que, diz, “são da competência exclusiva da Direção da FCBB”.
Num comunicado dado a conhecer ontem, 17, o IDJ, em representação do Governo, reconheceu oficialmente a Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, liderada por José Semedo e eleita em Assembleia-Geral Extraordinária de 01 de Novembro, como entidade legítima para representar Cabo Verde nas próximas competições internacionais e “para todos os efeitos legais de representação do basquetebol nacional junto das organizações nacionais e internacionais”.
Recorde-se que é a primeira vez que o IDJ pronuncia-se desde o início da crise administrativa no basquetebol nacional cabo-verdiano.
De acordo com o comunicado do IDJ, a decisão surge após a análise da documentação remetida pelo presidente da Assembleia-geral da FCBB, segundo a qual a Comissão de Gestão eleita a 1 de Novembro de 2025 foi legalmente constituída pela Assembleia-Geral Extraordinária.
Sendo assim, Emanuel Mané Trovoada continua a ser o selecionador nacional, reconduzido na passada sexta-feira, 14, pela Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol e é ele quem liderá Cabo Verde na primeira janela de qualificação ao Mundial 2027, a realizar-se na Tunísia de 27 a 30 deste mês.
Requisitos reunidos
A instituição sublinha que até prova em contrário ou decisão dos tribunais, a Comissão liderada por José Semedo “reúne todos os requisitos para assumir transitoriamente a condução da federação”.
O IDJ escreve ainda que sendo o Governo o responsável pelo reconhecimento das federações desportivas nacionais legalmente constituídas em Cabo Verde e principal financiador das suas atividades, “deverá assegurar a participação de Cabo Verde nos próximo ciclo de competições internacionais” nomeadamente de apuramento para o Afrobasket, Mundial e Jogos Olímpicos.
Essa entidade apelou às organizações públicas e privadas, bem como à FIBA-África, para que reconheçam a Comissão de Gestão liderada por José Semedo, de modo a assegurar a participação do país nas competições que se avizinham.
Decisão judicial
O IDJ esclarece ainda que não existe, até ao momento, qualquer decisão judicial relativa ao recurso apresentado pela direção destituída da FCBB, sustentando que a Comissão de Gestão permanece, para todos os efeitos legais, como entidade representativa da modalidade.
Lembramos que Hélder Gonçalves, eleito presidente da FCBB em Abril último recorreu aos Tribunais para contestada a sua suposta destituição ocorrida no dia 01 de Novembro, em Assembleia Geral Extraordinária.
Hélder Gonçalves estranha posicionamento do IDJ
Em reação ao comunicado da IDJ, a Direção liderada por Hélder Gonçalves, respondeu dizendo “estranhar profundamente” a intervenção do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) em matérias que, segundo Hélder Gonçalves, “são da competência exclusiva da Direção da FCBB”.
“Esta atuação, para a qual o IDJ não possui legitimidade, representa uma intromissão indevida e um grave precedente institucional”, realça ainda.
A Direção da FCBB afirmou que é “lamentável constatar que, mesmo diante de documentos oficiais que comprovam a suspensão da alegada Comissão (suspensão está integrada num processo judicial em curso e cuja decisão cabe única e exclusivamente ao Tribunal) o IDJ tenha optado por apoiar iniciativas que carecem de base legal”.
Para Hélder Gonçalves, a postura “enfraquece a credibilidade institucional e coloca em risco a estabilidade da modalidade”.
No final do comunicado a FCBB liderada por Hélder Gonçalves diz que continuará a agir dentro da lei e a proteger os interesses da modalidade, dos atletas e de todos os seus agentes e reafirmou o seu “compromisso absoluto com a legalidade, com a transparência e com a defesa da integridade do basquetebol nacional”.
Membros da Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol
Sendo assim, e até decisão do Tribunal, a Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, liderada por José Semedo é quem tomará as rédeas do destino da seleção nacional nas provas internacionais que se avizinham.
Os membros eleitos em Assembleia Extraordinária de 01 de Novembro e reconhecidas pela IDJ e pelo Governo são: José Semedo (Presidente); José Silva (Vice-Presidente); Manuela Elizabeth Almeida (Tesoureira); Denise Fonseca (Secretária); Paulo Martinho (Vogal); Alex Duarte (Vogal) e Henri Gomes (Vogal).
Convocados de Mané Trovoada
O seleccionador nacional reconduzido pela Comissão de Gestão, Emanuel “Mané” Trovoada, apresentou no passado dia 15, a lista dos jogadores que vão representar Cabo Verde na janela de qualificação para o Mundial, marcada para 27 a 30 deste mês, na Tunísia.
Os 14 atletas são: Kenetti Mendes; Ivan Almeida; Walter Tavares; Anderson Correia; Patrick Spencer; Ailton Marques; Joel Almeida; Roesley Mendes; Anim Delgado; Patrick Lima; Shane da Rosa; João Embaló (Oliveirense); David Bucelli (Póvoa) e Leandro Monteiro.



