A Fundação Amílcar Cabral (FAC) recordou, ontem, 17, o legado do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, que, nesta data, completaria 102 anos (17/11/1923). A FAC sublinha ainda que Aristides Pereira, falecido a 22 de Setembro de 2011, foi um dos “pilares da nação cabo-verdiana”, e um “arquiteto da nossa liberdade”.
“Ao lado do visionário Amílcar Cabral, desde os primórdios do PAIGC, ele embrenhou-se na epopeia da luta de libertação. Foi na forja dessa batalha que se forjou o caráter do homem que viria a guiar Cabo Verde nos seus delicados primeiros passos como uma nação soberana”, realça uma nota da Fundação Amílcar Cabral intitulada “Recordando o Homem, Edificando a História”, alusiva aos 102 anos do nacimento de Aristides Maria Pereira.
A FAC acrescenta que recordar Aristides Pereira “não é apenas um acto de memória. É um compromisso com a História que ele ajudou a construir. É honrar a sua resiliência, a sua liderança silenciosa, mas firme, e o seu profundo amor pela pátria”.
Como fontes de referências, consulta e conhecimento sobre o legado de Aristides Pereira, a Fundação Amílcar Cabral aponta o Simpósio Internacional Aristides Pereira (FAC e ACOLP, Praia 16-18 Nov. 2017) e a Biografia Aristides Pereira (FAC e ACOLP, 2017).
Crédito: @Fundação Amílcar Cabral