A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e o Banco BAI Cabo Verde assinaram, hoje, 28, na sede da FCF, na Praia, um protocolo de patrocínio. O mesmo tem como principal objetivo fortalecer a relação institucional entre as duas entidades e ampliar o apoio ao desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, incluindo a seleção nacional, competições internas e a seleção feminina.
A cerimónia contou com a presença do presidente da FCF, Mário Semedo e do 1.º vice-presidente do Comité Executivo da FCF, Inácio Carvalho. Da parte do BAI marcaram presença o presidente da Comissão Executiva, Jorge Almeida, e a Administradora Executiva Olga Sena.
Segundo Mário Semedo, este acordo representa “um momento muito importante” para o futebol nacional, consolidando uma parceria descrita como “sólida, rigorosa e em crescimento”.
“Estamos aqui para estreitar esse relacionamento com um parceiro vizinho e amigo (BAI), um relacionamento que se tem desenvolvido ao longo do ano. Este é um protocolo abrangente, que não se restringe apenas à seleção nacional, mas também às outras competições e à seleção feminina. Estamos seguros de que será muito benéfico para o desenvolvimento do futebol nacional”, afirmou.
O presidente destacou ainda que o protocolo representa um “passo seguro” para a FCF, visto os desafios que Cabo Verde enfrenta em 2026, incluindo a preparação para as qualificações do Mundial nos Estados Unidos e a estreia histórica da seleção feminina no Campeonato Africano das Nações (CAN), em março.
BAI reafirma compromisso com o Desporto
Por sua vez, Jorge Almeida, presidente da Comissão Executiva do BAI, sublinhou o compromisso de colaborar “naquilo que for melhor para as nossas seleções”, enfatizando o apoio que o BAI tem dado ao desporto cabo-verdiano, como forma da instituição assumir também o seu papel no desenvolvimento do país.