PUB

Cultura

Praia: Festival Zero VBG acontece este sábado na Kebra Kanela

O Largo da Kebra Kanela, na Cidade da Praia, recebe amanhã, sábado, 29, a terceira edição do Festival Zero VBG, com um cartaz de luxo. O evento, que também será zero álcool, acontece das 18h à 01h e faz parte do projecto “Zero VBG”, coordenado pela Fundação Religiosa para a Saúde (FRS). A entrada é gratuita e a organização garante muitas surpresas e sorteios.

O festival leva ao Largo da Kebra Kanela nomes como Dieg, Fattu Djakite, Katy Dias, Hélio Batalha, Rubén Teixeira, Dj Steladuh, DJ Straga, Trakinuz e muitos outros, tudo em nome do combate à Violência Baseada no Género (VBG) em Cabo Verde.

De acordo com Victoria Seoane, coordenadora da Fundação Religiosa para a Saúde (FRS) em Cabo Verde, um dos pilares essenciais do projecto de combate à  VBG é a prevenção e sensibilização à volta da temática do VBG nos estabelecimentos de ensino, comunidades, nas redes sociais e a ideia do festival surgiu como uma forma de aliar a música e a arte ao combate à VBG.

Seoane diz que mais do que “um evento, é um movimento”, já que cada edição do festival promove ações de sensibilização, utilizando a arte e os artistas como ferramentas de mudança que visam incutir a ideia de tolerância zero à VBG, promovendo igualdade, empatia e respeito.

Sobre as críticas de que o cartaz “é muito masculino”, Seone diz que é proposital, que o projecto “Zero VBG” acredita em novas masculinidades e visa, também, combater e prevenir a VBG com foco nas novas masculinidades.

Projecto Zero VBG

Organizado pela Fundação Religiosa para a Saúde (FRS) e financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a III edição do festival está inserida numa campanha maior de combate à VBG em Cabo Verde, sob o lema “Fortalecimento dos Espaços e Capacidades de Atenção, Prevenção e Reintegração de Vítimas de VBG em Cinco Ilhas de Cabo Verde”.

Segundo Victoria Seoane, a iniciativa representa um grito contra o silêncio e a normalização da Violência Baseada no Género e o projeto, desde a implementação em Cabo Verde, em 2023, trabalha em estreita colaboração com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

A campanha actualmente decorre nas ilhas de Santiago, Fogo, Sal, Boa Vista e Santo Antão, e tem como embaixador o artista Trakinuz e “estrela solidária”, o Dj Streladuh.

PUB

PUB

PUB

To Top