PUB

Cultura

Sal: “Celestina ou o Teatro da Crueldade” marca o encerramento dos 50 anos da Independência

O Centro Cultural de Santa Maria, no Sal, acolhe, amanhã, sexta-feira, 05, às 19h, a peça “Celestina ou o Teatro da Crueldade”, que marca o encerramento das Comemorações dos 50 Anos da Independência de Cabo Verde. A entrada é livre.

A peça aborda temas como amor, poder, desejo e solidão, numa leitura contemporânea que destaca a força psicológica da sua protagonista e é o resultado de meses de trabalho e 140 ensaios.

“Celestina ou o Teatro da Crueldade” está integrado no espectáculo “Arte, Memória e Futuro”, evento que marca o início do encerramento oficial das celebrações do cinquentenário da independência de Cabo Verde, numa perspectiva de reafirmar o compromisso do país com a arte, a cultura e o pensamento crítico, cinquenta anos após a conquista da liberdade.

“Celestina ou o Teatro da Crueldade” é uma das produções mais premiadas da companhia espanhola Atalaya e inspira-se no clássico espanhol La Celestina e a encenação conta com o texto original reduzido a um sexto para preservar os monólogos centrais.

“A peça é uma recriação intensa e visualmente arrebatadora do clássico de Fernando de Rojas. Uma história sobre ambição, desejo e liberdade feminina”, explica ainda a organização.

O espectáculo combina elementos da “commedia dell’arte”, expressionismo alemão e referências pictóricas de Brueghel, Bosch e Goya, incorporando ainda princípios do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. O elenco mantém presença contínua em palco, apoiado por música tradicional dos Balcãs, sul de Itália e Galícia.

As comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde começaram oficialmente a 25 de Abril de 2025, no Mindelo, no Centro Nacional de Arte e Artesanato e Design (CNAD), com a presença do primeiroministro, do embaixador de Portugal e do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, entre outras personalidades, sob o lema “Cabo Verde, nos orgulho, nos futuro”.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top