Morreu, vítima de doença prolongada o Embaixador de carreira e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro. José Filomeno deixou de exercer o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, por razões de saúde, a 27 de Outubro de 2025.
Recorde-se que antes de integrar o Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, José Filomeno foi, durnate vários anos, o representante de Cabo Verde junto da União Europeia, em Bruxelas.
Extensa trajetória de serviço público
José Filomeno de Carvalho Dias Monteiro, natural da Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, foi diplomata de carreira com uma extensa trajetória de serviço público. De 9 de outubro de 2024 a 29 de outubro de 2025, exerceu o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e Ministro das Comunidades de Cabo Verde.
Na década de 1990 foi Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.
Acumulou uma vasta experiência na diplomacia, tendo servido como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em importantes representações diplomáticas, nomeadamente na Bélgica, Países Baixos e a Hungria, além de Representante Permanente de Cabo Verde junto à União Europeia entre 2016 e 2024. Também foi ainda Cônsul-Geral de Cabo Verde em Hong Kong (1993-2000).
Além da carreira diplomática, Monteiro foi Vice-Preseinte do MpD e Deputado da Nação, de 2001 a 2006 e de 2011 a 2016, período em que presidiu à Comissão de Relações Externas, Cooperação e Comunidades.
José Filomeno de Carvalho Monteiro foi jornalista do extinto Jornal Voz di Povo. Também era conhecido pelo seu grande gosto pelas artes. Tocava piano e tinha uma paixão especial pelo Jazz e pelo blues.



