O Presidente da República, José Maria Neves, e o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, lamentaram a morte de José Filomeno Monteiro, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e figura de destaque da política, governança e a diplomacia cabo-verdiana.
O Presidente da República, José Maria Neves, manifestou profundo pesar pela perda deste diplomata, quem considerou ser “um senador da República, um homem grande das Ilhas”, destacando o legado de dedicação ao serviço público e a forma como Filomeno Monteiro, com grande cultura e rigor, conduzia o debate público com elevação.
Destacou ainda o seu profissionalismo enquanto embaixador e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros, afirmando que Cabo Verde acaba por perder “um homem maiúsculo”, deixando uma lacuna que será “impreenchível” e um legado enquanto referência para os jovens diplomatas.
Já Ulisses Correia e Silva sublinhou que José Filomeno esteve presente em momentos marcantes da vida nacional, da luta pela independência à afirmação de Cabo Verde no mundo.
Reconheceu-o como um “homem de Estado, presente e ativo em todas as fases marcantes da vida nacional: a luta pela independência, o combate pela liberdade e democracia e afirmação de Cabo Verde no concerto das nações”.
Recorde-se que o diplomata de carreira faleceu ontem na Praia, vítima de doença prolongada.
Foto@ Balai



