A obra “Turismo e Desenvolvimento Sustentáveis – Cabo Verde Pós-Colonial – Volume I” de José Luís Mascarenhas Monteiro com a chancela da Universidade de Santiago, vai ser apresentada nesta quarta-feira,17, às 17h00, no Campus da Universidade de Santiago, na Praia. O livro resulta de uma investigação científica aprofundada, cuja fundamentação metodológica assenta no desafiante debate entre o curto, o médio e o longo prazos do desenvolvimento turístico.
O lançamento contará com a apresentação de Helena Semedo e Elizabeth Moreno e do professor Eduardo Sarmento, reunindo a comunidade académica, decisores políticos, profissionais do setor do turismo e demais interessados nas dinâmicas do desenvolvimento sustentável em Cabo Verde.
Conforme adianta o autor, a obra representa ao longo dos seus quatro capítulos, uma análise rigorosa baseada na revisão de literatura, em estudos comparados no horizonte temporal de 1991 a 2020, com especial enfoque na Macaronésia, bem como em inquéritos por questionário e entrevistas.
O estudo procura identificar, de forma crítica, os pontos fortes e fracos que sustentaram esse processo, assim como as oportunidades e ameaças potenciais que emergem do atual modelo de desenvolvimento turístico em Cabo Verde.
Fotos reprodução Instagram @José Luís Mascarenhas Monteiro



