A 14.ª edição da Noite Branca, realizada tradicionalmente no platô, contará com mais de 400 artistas em vários palcos espalhados pelo centro histórico da capital Praia. A Noite Branca acontece este sábado, 20, das 19h às 04h.
Segundo o vereador da Cultura e da Economia Criativa da autarquia, Jorge Garcia, o evento, orçado em 11 mil contos, visa potencializar os espaços e os activos culturais da cidade e colocar a capital do país no “centro da atração do turismo cultural” do arquipélago.
O vereador assegurou que “a qualidade deste certame está garantida, com grande aposta no palco jovem”, que vai contar este ano com a actuação de 26 artistas nacionais.
Stand-up comedy, feira de artesanato e músicas tradicionais
A Noite Branca contará com uma programação diversificada, com dança, stand-up comedy, feira de artesanato, músicas ao vivo e apresentação de grupos de músicas tradicionais, como morna, batuque, funaná/kotchipó, segundo o vereador da Cultura e Economia Criativa.
Conforme avançou constam no programa a actuação dos seguintes artistas:
Palco Jovem: Vha Bulla,Ló de Pina, Hildo Alves, Sandro Monteiro, Ga da Lomba, David Brazão, Lil Mário, Edgar Gomes, 6 DJS, Vanessa Ssaneva, Rony Cirilo, Pablo Moreno, entre outros artistas.
Stand-UP-Comedy: Tony (Boca Fradu), Henrique Alhinho, Jailson Miranda, Beatriz Lúcio, Luís Tavares, Edson Andrade, Delmar Teixeira, Ruben Barros, Flor, Jando Mendes, entre outros comediantes.
Música tradicional: Sumara, Albertino Évora, Zé Di Diola, Os Herdeiros, de Achada Grande Frente, Felix Lopes, Zé Soares e Banda, Elísio Gomes, Hélio Cabral, Ste Mandela, Joshua Marty, Banda The Source.
Batuque: Mondon, Chá de Rubera, Flor di Rabenta, Teresa Tradisson di Terra, Voz da Liberdade, Raiz de Tambarina, Cruz Marques, Advic, Herança di Nós Terra, entre outras batucadeiras.
Funana e Kotchipó: Lino Semedo, Mixibioti, Mister Gajó, Ariano Lopes, Ivan Gaita, Tuna Tavares, Rabenta, Tatinho, Da Ferreira, Luís Black, Milton/Gaita e Banda.
Quanto à segurança, garantiu a presença da Polícia Nacional, Polícia Municipal, Bombeiros, Protecção Civil e Cruz Vermelha.
As festividades de noite já se iniciaram no platô, segundo Jorge Garcia, com Feira de Artesanato, na Praça Alexandre Albuquerque, e exposição de artefactos de Natal, no Salão do Munícipe.
De notar que moradores da zona do Platô estão a chamar atenção para o facto de aquela zona ser uma área residencial e que as festividades deviam começar e acabar mais cedo, às 0h00.
C/ Inforpress



