A ilha do Sal acolhe o encerramento das celebrações do 50º aniversário da Independência de Cabo Verde, com diversas atividades comemorativas previstas, a decorrer entre o dia 19 e 20 deste mês, no Largo da Nhâ Lilina e no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal. A iniciativa é da Comissão Nacional Organizadora dos 50 Anos da Independência (CNO-50).
Após a abertura das comemorações no Mindelo, no mês de abril, e as celebrações centrais realizadas em julho, na cidade da Praia, o ciclo comemorativo dos 50 anos da Independência terá será encerrado na ilha do Sal, concluindo um percurso nacional que evocou a história, as conquistas e a afirmação de Cabo Verde no mundo.

No dia 19 de dezembro, às 17h00, terá lugar o lançamento da moeda comemorativa em homenagem aos 50 anos da Independência Nacional, numa iniciativa da Comissão Nacional Organizadora dos 50 Anos da Independência (CNO-50), em parceria com o Banco de Cabo Verde.
Espectáculo musical com Os Tubarões e Dynamo
No mesmo dia, entre as 21h00 e a meia-noite, realiza-se o espetáculo de encerramento das comemorações, no Largo Nhâ Lilina – África 70, na cidade dos Espargos.
O espetáculo contará com as atuações dos grupos Os Tubarões e Dynamo, bem como com a participação dos artistas locais Tio Lino, Carolyn e Cindy Brito, culminando com um espetáculo de fogo de artifício promovido pela CNO-50, à meia-noite.
No dia 20 de dezembro, às 11h00, acontece a cerimónia de homenagem aos cidadãos com 90 ou mais anos, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal, num gesto de reconhecimento e valorização da memória viva do país.
Claúdia Cruz



