A Guarda Costeira de Cabo Verde resgatou, na manhã da passada terça-feira, 16, três tripulantes do veleiro denominado “Sea Warriors”, de bandeira polaca que se encontrava à deriva ao largo da ilha do Sal, nas proximidades do Porto da Palmeira. A Guarda Costeira avançou que os três tripulantes se encontravam “bem e sem necessidade de assistência médica”.
De acordo com a mesma fonte, a situação resultou de problemas nas baterias de bordo, o que impossibilitou o funcionamento dos sistemas essenciais da embarcação, incluindo o arranque das máquinas e a utilização dos sistemas necessários para a manobra das velas, deixando o veleiro sem capacidade de navegação.
O veleiro foi posteriormente rebocado em segurança até ao Porto da Palmeira, onde ficou sob responsabilidade das autoridades marítimas competentes.
A operação da Guarda Costeira de Cabo Verde foi coordenada pelo Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC), em articulação com as autoridades marítimas da ilha do Sal, tendo sido empenhada a Lancha de Intervenção Rápida (LIR) “Goráz”.



