A Entidades Reguladora da Saúde está a retirar do mercado o leite infantil NAN 1, do Lote 512103464AB, na sequência da detecção de toxina associada a risco de doença de origem alimentar. Quem tenha adquirido leite desse lote, deve interromper a utilização e devolvê-lo ao local de compra.
Um comunicado da Nestlé Portugal, produtora do leite, alerta para a possível presença de cereulida, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar doenças de origem alimentar.
O lote em questão tem o prazo de validade até 30 de Novembro de 2026, e identifica-se pelo número 512103464AB.
A ingestão de alimentos contaminados com esta toxina pode causar doença de origem
alimentar, nomeadamente sintomas gastrointestinais, reforça a ERIS, em alerta emitido esta quarta-feira, garantindo, por outro lado, que se encontra em curso a recolha e retirada do mercado do referido lote.
Proteger saúde dos lactentes
“Até ao momento, esta medida é adotada por precaução, com o objetivo de proteger a saúde pública, em especial a de lactentes”, lê-se no comunicado.
Aos operadores económicos que comercializam o referido leite, recomenda-se a suspensão imediata daquele lote, a retirada do produto dos pontos de venda e a devolução do mesmo ao fornecedor.
Para os consumidores, para além de não consumir o leite, recomenda-se a devolução ao local de compra.
A Nação



