PUB

Política

Vistos para os EUA: Cabo Verde na lista dos países que terão de pagar uma caução de até 15 mil dólares

Os cidadãos cabo-verdianos que pretendam viajar para os Estados Unidos da América com visto de turismo ou negócios (B1/B2) poderão vir a ser obrigados a prestar uma caução financeira de até 15 mil dólares, no âmbito da adesão de Cabo Verde ao Programa de Caução de Vistos dos EUA. A nova medida entra em vigor a partir do dia 21 deste mês.

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades norte-americanas, a medida aplica-se a qualquer cidadão que viaje com passaporte cabo-verdiano, independentemente do local onde apresente o pedido de visto, desde que seja considerado elegível para um visto B1/B2. O valor exato da caução será determinado pelo oficial consular durante a entrevista para o visto, mas pode ir até 15 mil dólares.

Vistos já emitidos não estão abrangidos

A caução será devolvida ao requerente caso este cumpra todas as condições do visto e abandone o território norte-americano antes do término do período de estadia autorizado. As autoridades esclarecem ainda que os vistos B1/B2 já emitidos continuam válidos e não são afetados por esta nova regra.

É igualmente deixado um alerta importante aos requerentes para que não efetuem qualquer pagamento antecipado, devendo a caução ser paga apenas após instruções diretas de um oficial consular, de forma a evitar burlas ou pagamentos indevidos.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top