Os jogos dos quartos de final do Campeonato Africano das Nações (CAN-23026) começam esta Sexta-feira, 9, com as partidas Mali-Senegal e Camarões-Marrocos. Amanhã, Sábado, 10, disputam-se os outros dois jogos desta fase: Argélia-Nigéria e Egito-Costa do Marfim, actual campeã de África. Com excepção do Mali, que eliminou a Tunísia nos oitavos de final, as restantes sete equipas já foram campões da CAN.
De entre estas oito seleções presentes nos quartos de final, destaca-se o Egipto que é o maior vencedor do Campeonato Africano das Nações com sete títulos. Logo depois dos faraós estão os Camarões (cinco), Nigéria (três), Argélia (dois), Marrocos, Senegal e Costa do Marfim (um cada), enquanto o Mali, à procura do seu primeiro título, chegou à final, apenas uma vez, em 1972.
Mali x Senegal-Sexta-feira,9, 15 horas
Mali e Senegal abrem os quartos de final nesta Sexta-feira (9), a partir das 15h de Cabo Verde.
O Mali chega aos quartos de final após eliminar a Tunísia, nos pênaltis. Os malineses ficaram com um a menos desde os 28 minutos do primeiro tempo.
Já o Senegal precisou suar a camisa para vencer Sudão de virada após sofrerem um golo logo aos 6 minutos da primeira etapa.
Camarões x Marrocos-Sexta-feira,9, 18 horas
Camarões e Marrocos fazem o segundo jogo dos quartos de final nesta sexta-feira (9), a partir das 18h de Cabo Verde.
Os donos da casa, Marrocos, vão em busca do bicampeonato da competição após vencer a Tanzânia. A classificação dos marroquinos foi muito contestada pelos adversários devido a um alegado penalti não marcado.
Por sua vez, a seleção dos Camarões venceu a África do Sul com folga, tendo confirmado o seu favoritismo na partida.
Argélia x Nigéria-Sábado,10, 15 horas
Argélia e Nigéria fazem o terceiro jogo dos quartos de final este Sábado (10), a partir das 15h de Cabo Verde.
Os argelinos chegam a esta fase tendo como um dos principais destaques o guarda-redes Luca Zidane que, nas três partidas em que foi titular, não sofreu golos. Nos oitavos de final, a Argélia venceu por 1 a 0.
Já a Nigéria contou com o brilho de Lookman para golear Moçambique por 4 a 0, única seleção da África lusófona que ainda estava na CAN, depois da eliminação de Angola.
Egito x Costa do Marfim-Sábado,10, 18 horas
O Egipto e a Costa do Marfim encerram os jogos dos quartos de final. As duas seleções enfrentam-se no Sábado (10), às 18h de Cabo Verde.
Nos oitavos de final, os egípcios sofreram para vencer o Benim após empate 1 a 1, no tempo regulamentar. Na prorrogação, os Faraós tomaram conta da partida e venceram por 3 a 1, com golos de Attia, Yasser e Salah. J
A Costa do Marfim, actual campeã de África, venceu o Burkina Faso por 3 a 0 sem sofrer grande sustos.
Egipto: sete títulos e histórico tricampeonato
Além de ser a seleção com o maior número de títulos no Campeonato Africano das Nações (7), o Egipto alcançou o feito histórico de conquistar o tricampeonato na competição, designadamente em 2006, 2008 e 2010.
Na sequência vem Nigéria com três títulos e Argélia com dois. Marrocos e Senegal possuem uma taça, cada um.
A seleção do Mali, tida com a sensação dos oitavos de final, chegou à final da CAN apenas uma vez, em 1972, mas foi derrotada pelo Congo por 3 a 2.
Recorde-se que o Campeonato Africano das Nações (CAN-2025) desde de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, em Marrocos. A seleção cabo-verdiana, também conhecida por
Tubarões Azuis, não conseguiu qualificar-se para esta edição, tendo ficado em último lugar do seu grupo de qualificação que integrou as seleções do Egito, Botswana e Mauritânia.
C/Agências



