O livro “Em Nome da Razão Futura: Radiografias, Testemunhos e Correspondências” de Silvino da Luz será apresentado no próximo dia 27, pelas 17h30, no auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo, em São Vicente. A apresentação estará a cargo de António Correia e Silva, Carlos Reis e Luís Fonseca.
O livro, com selo da Rosa de Porcelana Editora, é, segundo a Editora, um olhar radiográfico da História, vivenciada pelo eu-indivíduo e pelo eu-coletivo com retratos vários sobre a construção do Estado nos primeiros anos da soberania nacional cabo-verdiana, com um pequeno balanço sobre a área da Defesa e da Segurança.
As “radiografias” de Silvino da Luz traçam diversos retratos sobre a construção do Estado cabo-verdiano nos primeiros anos da soberania nacional, incluindo um balanço sobre a área da Defesa e da Segurança.
O autor destaca momentos cruciais como a tensão interna no PAIGC em 1979, o golpe de Estado na Guiné-Bissau em 1980, e a criação do PAICV em 1981, sem esquecer a aprovação da primeira Constituição da República em 1980.
“Os anos em que ocupou a pasta governativa como Ministro dos Negócios Estrangeiros foram marcantes e ocupam grande parte deste livro (…) foram anos de muita aprendizagem e de grande reorientação da política externa cabo-verdiana.”, realça ainda.
O livro dá conta de momentos-chave como o da assinatura da Acta de São Vicente, em 1984, e da assinatura do Memorando de Cessar-Fogo, em 1988, no Sal, que ficam nos anais da História e relevam a enorme participação de Cabo Verde como país útil na arena internacional. Também discorre a narrativa sobre vários dossiers, até então de circulação reservada e, seguramente, desconhecidos do grande público.
Sobre Silvino da Luz
Silvino da Luz foi ex-combatente da Liberdade da Pátria e, durante a primeira República, foi Ministro da Defesa e da Segurança Nacional de Cabo Verde. Entre 1980 e 1991 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros.



