PUB

Santo Antão

Santo Antão: Morreu Tony Leite, antigo deputado nacional, ex-treinador e atleta do Solpontense Futebol Clube

António Vicente Lisboa Leite, 74 anos e “figura marcante” da cidade de Ponta do Sol, morreu na noite de Quarta-feira, 28, no Hospital Regional João Morais, em Ribeira Grande de Santo Antão, vítima de doença. Tony Leite, como era também conhecido, deixa um legado a nível desportivo, cultural, histórico e político.

A Associação de Futebol da Região Norte de Santo Antão (AFRNSA), através de um comunicado citado pela INFORPRESS, lamentou a morte de Tony Leite, “ex-treinador, atleta e conselheiro do Solpontense Futebol Clube”, tendo decretado um minuto de silêncio em memória do falecido em todos os jogos de Sábado, 31.

A AFRNSA, acrescenta o comunicado, rende homenagem ao trabalho desenvolvido por Tony Leite ao longo dos anos, sublinhando o “reconhecimento unânime do seu contributo para o futebol regional”.

“No desporto, destacou-se como jogador e treinador de futebol, deixando marca em Santo Antão e em Cabo Verde, tendo também representado a Académica de Coimbra, em Portugal”, recordou Paulo Rodrigues, amigo de Tony Leite, também citado pela INFORPRESS.

“Em todas as gerações por onde passou, ajudou de uma forma ou de outra”, afirmou o amigo Paulo Rodrigues, lembrando o papel de Tony Leite como professor, treinador de futebol, político e “homem da vida de Ponta do Sol”.

Causas sociais

Em Santo Antão, Tony Leite também é recordado pelo seu “profundo sentido humano”, transmitindo sempre amor e carinho ao próximo.

O seu amigo Paulo Rodrigues destaca o impacto social do trabalho de Tony Leite, lembrando que, nos anos 1990, muitas crianças e jovens de famílias de pescadores, peixeiras e trabalhadoras domésticas tiveram acesso aos estudos graças ao empenho do falecido na regularização de processos e no acompanhamento das famílias.

“Hoje, há gerações formadas, a trabalhar e a constituir família por causa desse legado. É por isso que hoje a Ponta do Sol está triste”, argumentou, acrescentando que Tony Leite foi uma

“figura agregadora”, “amigo de toda a gente”, do pescador à peixeira, do funcionário público ao desempregado, do cidadão comum ao político, com “uma capacidade singular de promover a harmonia” e apontar caminhos para o futuro.

“O mais fiel dos solpontenses

O irmão David leite, caracteriza Tony Leite como o “mais fiel dos solpontenses” porque, conforme argumentou, “é difícil imaginar uma pessoa tão apegada à terra que o viu nascer”.

“Andou por Moçambique, estudou em Portugal e no Brasil, trabalhou em S. Vicente, mas voltou sempre… Enfim, várias vezes saiu de Ponta do Sol, mas Ponta do Sol não saía dele”, justificou, considerando que esse facto também fez dele um “investigador incansável”, e “diletante autodidata”.

“Tony Leite contava com paixão – e como ninguém – a história da sua ilha e da sua querida cidade de Ponta do Sol, desde a sua génese quando lhe chamavam Vila Maria Pia”, exemplificou, sublinhando que “melhor guia turístico não havia”, tal era a forma como todos ficavam maravilhados com os conhecimentos que irradiava sobre a ilha de Santo Antão.

Funções desempenhados

A nível profissional, Tony Leite trabalhou em São Vicente e na antiga Empresa Pública de Abastecimento (EMPA), onde foi responsável em Ponta do Sol na década de 1990.

A nível político, além de ter sido deputado nacional durante vários anos, foi vereador do Desporto na Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão e coordenador do Movimento para a Democracia (MpD).

C/INFORPRESS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top