PUB

Desporto

CAN Andebol: Tubarões de “bronze” e carimbados para o quarto Mundial consecutivo

Caiu o pano sobre a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações 2026 masculina e Cabo Verde só tem motivos para festejar. Após falhar o terceiro posto na CAN 2024, sendo a vice-campeã de 2022, o nosso país voltou ao pódio em 2026, ao vencer a sua congénere da Argélia por 29–23 e assegurar o bronze, quando já tinha assegurado a participação no Mundial, a acontecer em 2027 na Alemanha.

A selecção cabo-verdiana de andebol masculino teve uma prestação verdadeiramente impressionante durante a 27ª edição Campeonato Africano das Nações seniores masculinos, que decorreu de 21 a 31 de Janeiro, no Ruanda.

Na estreia frente à RD Congo, os rapazes de Ljubomir Obradovic venceram por 34 – 28; bateram o Marrocos por 33 – 28; venceu o Benin por 32 – 24; derrotou a Guiné por 32 – 24. Cabo Verde perdeu frente à Tunísia por 25 -37, em jogo a contar para o segundo jogo do Main Round e perdeu novamente frente à potência Egipto (que viria a ser o campeão da prova pela quarta vez consecutiva). E na disputa pelo terceiro lugar, Cabo Verde bateu a Argélia por 29–23 e trouxe o bronze.

Num cômputo geral a equipa cabo-verdiana venceu cinco das sete partidas que disputou, números realmente incríveis e que cimentam os Tubarões Azuis como uma verdadeira superpotência do andebol em África. A final foi realizada no dia 31 de Janeiro, opondo Egipto e Tunísia, sendo o Egipto coroado o vencedor da competição, pela quarta vez consecutiva.

Promessa cumprida!

Ângela Lima, presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol

No início dos estágios de preparação à CAN, nos primeiros dias de Janeiro, Ângela Lima, presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, havia prometido que o objetivo mínimo era o pódio para a seleção nacional, promessa que foi cumprida.

Lima salientou ainda que “cada vez mais” o andebol figura-se como dos pilares do desporto nacional e defende maior valorização da modalidade e de seus atletas, que merecem mais reconhecimento pelos feitos alcançados por África e pelo mundo.

Quarto Mundial seguido

Desde que Cabo Verde estreou no maior palco de seleções da modalidade nunca mais quis parar. Em 2027, na Alemanha, Cabo Verde fará a sua quarta participação consecutiva em mundiais de andebol.

A estreia no maior palco aconteceu em 2021, no Mundial realizado no Egipto, de 13 a 31 de Janeiro, em que Cabo Verde ficou no 32º lugar de um total de 32 selecções. Dois anos mais tarde, em 2023, lá estava Cabo Verde no segundo mundial da sua história, na Polónia e Suécia, em que Cabo Verde subiu posições, ficando na 23ª posição entre 32 selecções.

Em 2025, já acostumada com a andança de mundiais, Cabo Verde participou no Mundial realizado na Croácia, Dinamarca e Noruega e repetiu a façanha de ficar no 23º posto da competição que reúne os gigantes mundiais da modalidade.

Os Tubarões Azuis preparam agora para o quarto Mundial seguido, desta feita na Alemanha em 2027, decerto com o objectivo de melhorar a classificação na geral da competição.

Primeiro-Ministro salienta que o bronze vai “além da conquista desportiva”

Numa mensagem de felicitação aos atletas e staff da Federação Cabo-verdiana de Andebol, o Primeiro-Ministro salientou que o terceiro lugar alcançado e o bronze vão além da conquista desportiva, “é a prova de que um pequeno país pode sonhar grande e competir de igual para igual com as melhores seleções de África”.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que os atletas cabo-verdianos honraram a bandeira, lutaram até ao fim e mostraram ao continente a força, a coragem e o talento cabo-verdianos.

“Somos hoje a terceira melhor seleção africana. E isso enche-nos de orgulho”, disse ainda, dando os parabéns à seleção e felicitando os jogadores, a equipa técnica e todos os que acreditaram “desde o primeiro dia”.

Atletas que estiveram no CAN 2026

Guarda-redes: Elcio Fernandes- Puente Genil, Espanha; Bruno Fernandes- Chev Diekirch, Luxemburgo; Odair Faial- ASA Stars;

Ponta Esquerda: Alexandre Pereira- Belenenses, Portugal; Gilson Correia- Chev Diekirch, Luxemburgo;

Ponta Direita: Fábio Pereira- Kärra HF, Suéca; Edmilson Garcia- Artística de Avanca, Portugal; Carlos da Silva- ADR Graciosa, Cabo Verde;

Pivot: Paulo Moreno- Clube Chartres, França; Felisberto Landim- Belenenses, Portugal;

Primeira Linha: Leandro Semedo- Puente Genil, Espanha; Delcio Pina- Clube Marítmo, Portugal; Carlos Chantre- ASA Stars, Cabo Verde; Celso Tavares- ASA Stars, Cabo Verde; Bruno Landim; Edmilson Araújo- Istres Provence, França; Hélio de Pina- Balonmano Base Oviedo, Espanha; João Furtado- CB Burgos, Espanha.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top