Os Centrum Sete Sóis Sete Luas das ilhas de Santo Antão, Maio, Fogo e Brava arrancam “um novo e ambicioso ciclo” de criação artística, educação cultural e programação descentralizada, levando a arte contemporânea às escolas e comunidades das chamadas ilhas mais periféricas de Cabo Verde. As acções já começaram e decorrem até finais de Abril.
O projecto ora concebido é resultado de uma parceira do Centrum Sete Sóis Sete Luas com Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. A iniciativa culmina na inauguração de exposições resultantes de residências artísticas desenvolvidas nos centros culturais destas ilhas, no âmbito do protocolo assinado entre o Executivo e o Festival Sete Sóis Sete Luas.
Segundo o Festival Sete Sóis Sete Luas, as residências artísticas constituem as primeiras ações concretas do acordo, “garantindo uma presença contínua da criação artística nos territórios” e promovendo o contacto direto entre artistas, escolas e comunidades locais.
No primeiro semestre de 2026, prevê-se o envolvimento de mais de 800 alunos das escolas da Brava, Fogo, Maio e Ribeira Grande de Santo Antão.
Programação por ilhas
Na Brava, o artista Tutu Sousa inaugurou no passado dia 2 deste mês, a exposição “Ventanias”, seguindo- -se residências e laboratórios até 5 de fevereiro.
Para Março será a vez de Zelito, com a inauguração marcada para 20 daquele mês e laboratórios de 16 a 21 de Março. As aberturas contam com animação musical da Brava 7 Luas Band e degustação de sabores locais.
Na ilha do Maio, Leomar apresenta “Colorir as Ilhas” a 28 de fevereiro, após laboratórios escolares entre os dias 24 e 28. No mês de Maio, Trust inaugura a exposição “Elixir”, com atividades de 1 a 8 de maio, acompanhadas de música ao vivo da Banda 7 Sóis e degustação gastronómica da chef Su.
Em Ribeira Grande de Santo Antão, Trust inaugura “Elixir” no sábado, 7, após laboratórios entre os dias 3 e 7, enquanto Zelito regressa no mês de Maio, com inauguração prevista para o dia 9 naquela ilha. A programação inclui animação da Santo Antão 7 Sóis Band e sabores locais.
Já em São Filipe, na ilha do Fogo, Jairson Lima inaugura a sua exposição a 13 de Março, com laboratórios entre os dias 8 e 14. Em abril, Leomar apresenta “Colorir as Ilhas”, com atividades de 20 a 27 de abril, acompanhadas por animação da Banda 7 Sóis do Fogo e degustação da chef Marina.
Cultura, educação e inclusão
De acordo com a mesma fonte, as residências artísticas envolvem directamente crianças e jovens das escolas, que participam em laboratórios criativos orientados por artistas cabo-verdianos, promovendo a expressão artística, o pensamento criativo e o contacto com a arte contemporânea desde cedo.
A iniciativa tem como objetivo unir ilhas, escolas, artistas e comunidades, reforçando a cultura como espaço de encontro, aprendizagem e construção do futuro.



