O deputado Emanuel Barbosa (MpD-poder) anunciou ontem, no parlamento, que a aeronave King Air 360 ER já se encontra operacional desde quarta-feira, 11.
O deputado acusou ainda o PAICV (oposição) de não ter dito uma única palavra sobre esta retoma dos voos.
“Não se ouviu uma única palavra (dos deputados do PAICV) para saudar o regresso da operação deste avião”, acusou Emanuel Barbosa.
O deputado fez estas considerações à margem da interpelação ao ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, sobre políticas públicas de família, inclusão social e combate à pobreza em Cabo Verde.
Histórico do acidente da aeronave
A aeronave “King Air 360 ER” teve um acidente no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, no passado dia 17 de Abril de 2025, durante o cumprimento do plano de voo de treino e familiarização, por solicitação do Ministério da Saúde, quando estava a realizar a sua primeira missão médica de emergência da ilha de Boa Vista para Santiago.
Durante esta operação, registou-se uma ocorrência que levou a uma aterragem brusca da aeronave, tendo-se verificado no seguimento deste, o amolgamento das pás da hélice direita.
O referido avião, da Guarda Costeira, além de possuir com a configuração de Evacuação Médica e vai cumprir também missões de fiscalização, busca e salvamento e de patrulhamento marítimo.
C/ Inforpress



