A República de Cabo Verde e o Grão Ducado do Luxemburgo assinaram, na terça-feira, o VI Programa Indicativo de Cooperação, para o período 2026-2030, como foco no emprego, água e saneamento, saúde, ação climática e transição energética.
Cabo Verde recebe, desde terça-feira, 10, e até esta quinta-feira, 12, a visita oficial do vice-primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo e ministro da Cooperação e da Ação Humanitária do Grão-Ducado do Luxemburgo, Xavier Bettel.
Na agenda está a consolidação dos ganhos alcançados ao longo de mais de três décadas de parceria bilateral e o reforço do apoio ao desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, alinhado com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O novo ciclo de cooperação incide sobre cinco setores considerados prioritários, a saber o emprego e a empregabilidade; água e saneamento; saúde; ação climática e prevenção de riscos e desastres; e transição energética.
Recebido em São Vicente pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Luís Livramento, a visita de Xavier Bettel iniciou com um encontro a porta fechada entre os dois homólogos, seguido da assinatura do 6 o Programa Indicativo de Cooperação (PIC 2026-2030).
Visita guiada aos locais afectados pela ERIN
Do programa da visita consta ainda uma visita guiada à Câmara Municipal de São Vicente e a alguns pontos da cidade que foram severamente afectadas pela tempestade ERIN, entre os quais o Mercado Municipal e o Mercado de Peixe.
Durante a sua estada na ilha, o ministro conhece ainda o programa de resposta e recuperação de São Vicente pós-ERIN, sobre o qual vai incidir também o apoio do Luxemburgo.
Seis novos acordos de cooperação com o Brasil
Cabo Verde e Brasil assinaram no passado 4 de Fevereiro, em Brasília, seis acordos de cooperação e um novo Programa Indicativo de Cooperação (PIC), visando o reforço das relações bilaterais entre os dois países e o aprofundamento da cooperação em áreas estratégicas.
Os acordos, rubricados pelo ministro José Luís Livramento e o seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, incluem áreas como Cooperação e Facilitação de Investimentos, Segurança Social, Ajuste Administrativo para a Implementação do Acordo sobre Segurança Social e Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Técnica e Científica, este último tendo como beneficiária a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e também o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).
Plataforma do Brasil em África
No balanço da sua visita oficial ao Brasil, que decorreu entre 3 a 7 de fevereiro, José Luís Livramento avançou que Cabo Verde se ofereceu para servir como plataforma do Brasil em África, tendo em vista potencializar os interesses do país sul-americano a nível de logística e de comércio.
Saúde: Cabo Verde e ONU assinam plano de trabalho anual de 72 mil contos
O Ministério da Saúde e o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF assinaram, terça-feira, um Plano de Trabalho Anual (PTA) para o ano de 2026, no valor de 770 mil dólares (cerca de 72 milhões de escudos).
Segundo o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, o Plano de Trabalho aposta em quatro eixos fundamentais e alinhados com as prioridades do Governo, que passam pelo financiamento e gestão alternativos para garantir sustentabilidade; consolidação da saúde materno-infantil e do adolescente; reforço da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos e a promoção da saúde, comunicação de risco e engajamento comunitário.
Para o governante são eixos que vão também “reforçar” a prevenção e proteção dos grupos mais vulneráveis e a eliminação de “práticas nefastas”, nomeadamente a mutilação genital feminina.
* Natalina Andrade



