A Agência Reguladora para a Comunicação Social (ARC) abriu um processo de averiguação à Televisão de Cabo Verde(TCV), após divulgação de uma peça noticiosa sobre o anúncio de candidatura presidencial de Gilson Alves.
De acordo com a ARC, o Conselho Regulador reuniu-se esta terça-feira, 17, e deliberou a abertura de um processo que visa apurar eventuais responsabilidades no âmbito do cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis ao exercício da actividade de comunicação social.
O caso
O processo refere-se à notícia intitulada “Gilson Alves apresentou a sua candidatura e diz que se for eleito vai ser um presidente autoritário”, difunfida no Jornal da Noite de 16 de fevereiro.
Na peça, Alves apresenta-se em local escuro, escoltado por indivíduos encapuzados e armados com arma branca, factos que são descritos, narrados na peça jornalística.
Para além das características do cenário escolhido para apresentar a sua candidatura, Gilson Alves fez um conjunto de declarações que causaram choque a muitos telespectadores, levantando uma discussão imediata sobre incitação ao ódio e à violência, entre outras questões.
A Nação



