As eleições dos Órgãos Sociais da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) acontecem amanhã, sábado, 07, pelas 10h, no Auditório do Centro de Estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
Em nota dirigida à imprensa, a Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol realçou que o processo eleitoral decorre “dentro dos prazos regulamentares, tendo sido concluídas as fases de apresentação, verificação e admissão das candidaturas, nos termos estabelecidos”.
A lista admitida, explica, foi comunicada às Associações Regionais e disponibilizada pelos meios oficiais da FCBB, “garantindo transparência e acesso equitativo à informação por parte de todos os membros com direito de participação no processo”.
A Assembleia-Geral Eletiva de amanhã, sábado, reunirá os delegados das Associações Regionais, conforme previsto no Regulamento Eleitoral, “cabendo-lhes exercer o direito de voto na escolha dos órgãos sociais para o próximo mandato federativo”.
Processo está a ser conduzido com autonomia e imparcialidade
“A Comissão de Gestão da FCBB reafirma que todo o processo está a ser conduzido com autonomia, imparcialidade pela Comissão Eleitoral. Apelamos, igualmente, ao envolvimento institucional responsável dos agentes do basquetebol e agradece a colaboração das Associações Regionais e demais estruturas que têm contribuído para o normal funcionamento do processo., salientou ainda”, lê-se ainda na nota.
De acordo com a nota, a Comissão Eleitoral divulgará os resultados oficiais “logo após o escrutínio e a elaboração da ata eleitoral”.
A Comissão de Gestão
Recorde-se que desde 01 de novembro de 2025, após realização de Assembleia-Geral Extraordinária que destituiu Hélder Gonçalves e os demais corpos gerentes, que os destinos da FCBB são comandados pela Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, liderada por José Semedo.
A Comissão de Gestão tinha o compromisso de representar legalmente a FCBB por um período de até seis meses.



