PUB

Política

Francisco Silva, candidato a Presidente da Câmara Municipal da Praia pela UCID

Francisco Silva

 

1. Qual é a motivação que está por detrás da sua candidatura?

A motivação é servir o município e seus munícipes. A nossa missão baseia-se em três premissas: Promover o Equilíbrio, Proporcionar Igualdades de Oportunidades para todos e introduzir Justiça Social. O equilíbrio em três dimensões: Ambiental, Económico e Social. Na Dimensão Social, nota-se que a Praia possui uma grande disparidade social em que há pessoas, que vivem na extrema pobreza, não conseguindo uma refeição ao dia. A Juventude perdeu a esperança por não haver pol]iticas inclusivas. A cidade praiense caracteriza –se, segundo a análise da UCID, por um grande fosso social, que precisa ser combatido através da promoção de políticas públicas, que incorporem projectos com resultados visíveis nas camadas populacionais, melhorando as suas condições de vida e proporcionando o bem-estar. Há famílias que não possuem uma habitação condigna, nem têm oportunidades de emprego, sem acesso à educação pré-escolar, deficiente acesso à saúde, sem acesso à rede de esgoto, água, eletricidade, ou seja, o básico para se viver com dignidade mínima.

Na Dimensão Ambiental, a Praia caracteriza-se por uma desorganização espacial, pouca atrativa à realização de atividades económicas, sociais e políticas, que não possuem uma organização que permita a comunicabilidade entre si, tornando-a numa cidade pouca segura, não atraindo grandes investimentos criadores de empregos e geradores de rendimentos para a melhoria das condições de vida das famílias.

Os bairros de assentamentos informais, desorganizados e desordeiros, feitos de becos e ruelas que impossibilitam uma movimentação normal, gerando uma grande insegurança, construção nas encostas e ribeiras, sobretudo, nas linhas de água, que a tornam numa cidade em perigo eminente ou seja uma autêntica “Bomba Relógio”.

Desta forma há necessidade de introdução de equilíbrio ambiental para torná-la mais atrativa em termos de investimento.Na Dimensão Económica, devido à desorganização, a cidade torna-se pouco atractiva em termos de capta de investimento por causa do seu ambiente de negócio. Por conseguinte não há grande geração de emprego, devido a poucos investimentos.

2- Quais as linhas gerais da sua Plataforma Eleitoral?

Planeamento urbanístico e requalificação urbana da praia,  educação e segurança urbanas. Desenvolvimento económico e social. Saúde, ação social, cultura e desporto. E políticas de gestão transparente da coisa pública.

 

“A nossa missão é gerir a Praia para todos” 

 

3- Essas linhas são factíveis?

Todas as propostas, em termos de programas propostos pela UCID, estão na base do estudo e análise efetuada ao município, que se revelaram necessárias e prioritárias para uma Praia equilibrada, com igualdades de oportunidades e justiça social. Por isso, são factíveis, mas não numa visão eleitoralista.

4- Porque é que a sua lista deve ser a vencedora?

A nossa lista deve ser ganhadora porque congrega todas as camadas sociais, incluindo as minorias, e visa proporcionar o Equilibrio, Promover a Igualdade de Oportunidades para todos e trazer a Justiça Social.

5 – Que repto deixa aos eleitores para irem às urnas?Pedimos a todos os eleitores que exerçam o seu direito de voto e, votando na UCID, cuja missão é gerir a Praia para todos. 

PUB

PUB

PUB

To Top